DMAE dá continuidade à obra da ETE 1

Departamento de água deve concluir a obra no final de 2018

Retomada em junho pelo próprio DMAE, após anos de atraso com empreiteiras, a obra na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 1) continua em ritmo crescente. A estação está localizada no bairro Córrego D’Antas. A previsão é de que a obra seja concluída no final de 2018.
Recentemente, foi feita a instalação hidráulica no prédio e interligação dos tanques. Na área externa, forma implantados postes e iluminação em toda a área. Além disso, foram feitos serviços de aterro e limpeza geral da vegetação no canteiro de obra, acerto do talude e o plantio de duas mil árvores.
“A ETE 1 é uma das maiores obras do DMAE ao longo da história e nós, servidores, nos sentimos orgulhos de participar desta etapa final de construção, economizando recursos públicos e mostrando nossa capacidade de enfrentar desafios”, diz o supervisor interino de Expansão e Manutenção, Wilson da Costa.
A ETE 1
A ETE 1 deverá tratar cerca de 320 litros/segundo de esgoto no início das operações e a previsão é que em 2026 este volume alcance 500 litros/segundo. Isso significa processar 70% do esgoto coletado na cidade e que ainda não é tratado. O restante, 30%, já são processados pela ETE-Bortolan e a ETE 3, na Rodovia do Contorno, que trata todo o esgoto produzido na zona sul da cidade.
Orçada em R$ 5,8 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal e contrapartida de 45% do próprio DMAE, a obra prevê ainda a compra de cerca de R$ 2 milhões em equipamentos. Com relação ao odor gerado pela operação de tratamento do esgoto, a estação contará com queimadores de gases, além da “cortina arbórea”, já iniciada, com o plantio de mais de duas mil árvores no entorno da Estação, seguindo normas legais determinadas pela Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supran).