Você está em:

Pacientes com pterígio são operados no Hospital da Zona Leste

Secretário de Saúde Carlos Mosconi esteve no HZL para acompanhar o atendimento

Secretário de Saúde Carlos Mosconi esteve no HZL para acompanhar o atendimento


“Eu ia assistir a TV, via tudo embaçado, é uma sensação de vista tampada que agora vai melhorar”, disse o pedreiro José Antônio Silva, 51, minutos antes de entrar no centro cirúrgico. Além dele, outros 17 pacientes de Poços foram agendados para a cirurgia de pterígio nesta sexta-feira, 22, no Hospital da Zona Leste.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, esteve no Hospital, para conversar com os pacientes atendidos. “Esta é uma cirurgia relativamente simples e que resolve este desconforto causado pelo pterígio, devolvendo a qualidade da visão. Fazemos este procedimento frequente e de forma coletiva, para poder atender mais pessoas”, afirmou Mosconi.
Depois de dois anos de espera, o motorista Ednei Jorge Perez, 33, passou pela cirurgia no olho esquerdo. “A vista fica irritada, vermelha. Que bom que chegou a hora de resolver isso”. “Há dois meses tive o olho esquerdo operado, agora fui chamada novamente para a cirurgia no olho direito”, contou a auxiliar de produção Marlene Melo de Oliveira, 36.
O pterígio é uma membrana composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos, que vai crescendo e cobrindo a córnea. Fatores genéticos associados a fatores ambientais, como exposição ao sol, vento e poeira, podem aumentar as chances de desenvolvimento do problema. O procedimento cirúrgico é a indicação mais eficaz. A vendedora Lázara Aparecida de Lima, 63, em maio, passou pela cirurgia no olho direito. Na manhã desta sexta, 22, ela teve o olho esquerdo operado. “O outro olho melhorou demais com a cirurgia. Do jeito que estava, incomodava muito, ficava arranhando no sol, no vento e até usando óculos, incomodava. Agora é visão nova”, comentou satisfeita.
Em 2017, foram realizadas em Poços, mais de cem cirurgias de pterígio, por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião do Alto Rio Pardo. “Não temos fila de espera para o serviço em Poços, o que nós temos são alguns casos de pacientes que tentamos contactar diversas vezes para o agendamento da cirurgia, mas que não foram localizados, porque não atenderam as nossas ligações ou porque mudaram de telefone. Nestes casos, destas pessoas já com indicação para a cirurgia, nós pedimos que elas nos procurem no Cismarpa, para verificarmos a situação”, explicou Ceila Maria de Souza Mariano, secretária executiva do Cismarpa.
Os encaminhamentos para cirurgias como a do pterígio são feitos por especialistas. Neste caso é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. Lá, o médico generalista avalia cada paciente e depois disso, faz o encaminhamento para atendimento oftalmológico, realizado no Cismarpa, no Bairro São José.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social