Você está em:

Vacinação antirrábica é finalizada com resultado 13% superior em relação ao ano passado

Foram vacinados   17.141 cães e 2.004 gatos

Foram vacinados 17.141 cães e 2.004 gatos


Realizada desde o dia 19 de agosto, a 30ª Campanha de Vacinação Antirrábica imunizou 19.145 animais, 2.184 a mais do que os vacinados na campanha de 2016, quando foram imunizados 16.961 cães e gatos. O resultado mostra crescimento de 13% no número de animais vacinados na comparação com a campanha anterior. “Estamos muito satisfeitos com o resultado, até porque o Estado determina que sejam vacinados pelo menos 80% dos animais imunizados no ano anterior, mas como o ano passado vacinamos menos do que o esperado, então trabalhamos com a meta de 18 mil animais e superamos este número em mais de mil animais”, comemorou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.
Com postos itinerantes, a Campanha de Vacinação Antirrábica passou pelas regiões leste, oeste, sul e central da cidade, pela zona rural, com vacinação no Córrego Dantas e também diretamente nas propriedades de outras comunidades, além dos dois pontos fixos: Hospital Veterinário da PUC e AAPA – Associação de Amigos e Protetores dos Animais, na zona Sul. A vacinação foi finalizada nesta quinta-feira, 21, com o trabalho de visitas domiciliares, em que equipes da Vigilância Ambiental vão às residências previamente cadastradas. “Nós fazemos este trabalho para um público bem pequeno, para pessoas que têm dificuldade de locomoção e portanto não conseguem levar os seus animais até os pontos de vacinação e para pessoas que têm muitos animais, o que também inviabiliza essa ida aos pontos”, explicou Jorge.
Dos 19.145 animais vacinados este ano, foram 17.141 cães e 2.004 gatos. Do número total, 2.422 foram animais da zona rural. O coordenador da Vigilância Ambiental orienta os proprietários de cães e gatos que não foram imunizados. “Não é recomendado que o animal fique mais de dois anos sem ser imunizado contra a raiva. Por isso, quem tem cão ou gato que não tomou a vacina este ano e nem no ano passado, deve levar este animal a um veterinário para a imunização”.
A Campanha deste ano contou com a parceria da PUC, por meio da participação de 40 alunos, estudantes de Medicina Veterinária que foram os vacinadores. Profissionais da secretaria de Saúde: agentes de endemias, técnicos de enfermagem e enfermeiros atuaram no apoio, com registro estatístico, controle da temperatura das doses e preparo para aplicação das vacinas. “É muito importante ter o suporte de todos os profissionais da Secretaria de Saúde, além dos apoiadores de outras secretarias e instituições, em ações tão relevantes como esta. Nossas equipes fizeram uma campanha organizada, a população atendeu ao chamado e participou de forma expressiva. Esta imunização é indispensável, para evitar a incidência da raiva, tanto nos animais, quanto nos humanos”, avaliou o secretário de Saúde Carlos Mosconi.
A 30ª Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria de Saúde, através das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, teve, além da parceria da PUC Poços de Caldas, o apoio das Secretarias de Serviços Públicos, Esportes, Educação, Defesa Social e Promoção Social; da AAPA – Associação de Amigos e Protetores dos Animais; do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária; da Paróquia São Judas Tadeu e da Empresa Circullare. “O apoio de cada um foi fundamental para este resultado. Este ano também tivemos muito mais divulgação da Campanha, desde os preparativos, durante toda a realização e agora na finalização. Esse reforço na comunicação foi fundamental para que a população tomasse ciência e pudesse participar, levando os animais para imunização”, finalizou Jorge.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social