Atividades marcam o Dia D Inclusão Social e Profissional

Dia “D” é realizado em Poços pelo terceiro ano consecutivo

Com a presença de bom publico aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no Complexo Cultural da Urca, o Dia “D” de Inclusão Social e Profissional das pessoas com Deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS.
O evento, realizado em Poços pelo terceiro ano consecutivo, contou com a participação do prefeito Sérgio Azevedo, da diretora Regional da Secretaria e Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Ana Luísa; do Gerente Executivo do INNS, Edvan Paiva; e também de representantes do Ministério do Trabalho, vereadores e entidades assistenciais do município.
O Dia “D” contou com apresentação dos alunos do projeto Superação Arte e Dança Adaptada, da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip). Além de palestras e orientação às pessoas portadoras do PCD – Pessoas com deficiência e aos reabilitados do INSS.
Sérgio defendeu a inclusão do deficiente, não somente no mercado de trabalho, mas em todas as esferas sociais. O prefeito confirmou, ainda, o compromisso da administração com as associações e entidades assistenciais da cidade.
Segundo ele, a administração está empenhada em fazer de Poços uma cidade inclusiva, com acessibilidade nas ruas, em espaços públicos, buscando dessa forma atender uma necessidade antiga das pessoas com deficiência, porém, existente até os dias de hoje.
De acordo com Ana Luísa, o evento tem como objetivo principal esclarecer à sociedade e as empresas locais sobre a importância da inclusão do deficiente no mercado de trabalho e, também, mostrar a capacidade de adaptação dessas pessoas. A diretora da Sedese ressalta ainda que as empresas, além de oferecer vagas como determina a Lei Federal 8213/91, precisam adaptar o espaço de trabalho ao funcionário, “algo que ainda não é realidade na cidade”.
O evento foi realizado por meio de parcerias entre o Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), INSS, Secretaria de Governo da Presidência da República, Ministérios do Desenvolvimento Social, da Saúde, do Trabalho e dos Direitos Humanos e Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).