Equipe do CAPS AD participa de Simpósio em Muzambinho

Caps AD está localizado à rua Paraíba, 200 e atende pacientes encaminhados pelas unidades de saúde e também demanda espontânea

A coordenadora do CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Poços de Caldas, Stela Marys Baldon e a assistente social do serviço, Cristina Gadelha Navarro Vieira, estiveram em Muzambinho, para participar do I Simpósio de Álcool e Drogas, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde de Muzambinho. O evento foi realizado durante todo o dia 19 de setembro, na Câmara de Vereadores de Muzambinho, reuniu estudantes, professores, profissionais da justiça e da saúde, além de representantes de entidades e de organizações não governamentais que atuam na causa. O convite à equipe de Poços foi feito depois que profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Muzambinho estiveram na cidade para conhecer os serviços prestados no município. Segundo a terapeuta ocupacional, Stela Marys, “é muito satisfatório poder contribuir com esse tipo de evento, porque é só desta maneira que nós vamos conseguir ampliar a rede da saúde mental, podendo oferecer um serviço melhor, também através da informação”.
De acordo com Stela, o objetivo destes encontros é ampliar conhecimentos que visam a implantação de serviços substitutivos, de acordo com a Reforma Psiquiátrica. “Foi um momento rico, de trocas de experiência, com a participação de profissionais de vários setores. Precisamos tratar a questão como sendo de saúde pública, para que ela cada vez mais, receba a atenção que realmente merece ter, sem preconceitos, sem estigmas. Por trás da dependência química, sempre há uma causa, uma fragilidade e o uso da droga passa a ser uma consequência desses fatores. Tanto a discussão quanto o trabalho precisam ser multidisciplinares, para investigar e tratar a causa”, explicou Stela.
Para o secretário de Saúde Carlos Mosconi, estas participações em eventos fora do município confirmam Poços como referência na área. “A equipe do CAPS AD está recebendo diversos convites para participar de eventos, de simpósios, de encontros para discutir esta questão. É mais um indicador de que estamos no caminho certo, com profissionais competentes, dedicados e estrutura preparada para atender a quem precisa”.
O CAPS AD presta por mês, cerca de 600 atendimentos. São encaminhamentos feitos por médicos, pelas escolas, pelas famílias ou pela Justiça, além de pacientes que procuram o serviço, de forma voluntária. A equipe multidisciplinar de saúde é composta por psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e oficineira. O CAPS AD fica na Rua Paraíba, 200. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O CAPS AD faz parte da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial em Poços, composta também pelo CAPS Girassol, pelo NASF – Núcleo de Apoio de Saúde da Família, pelas Unidades Básicas de Saúde e pelas equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família, além do pronto-atendimento do Hospital Margarita Morales, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento e do Hospital Santa Lúcia.