Você está em:

Equipe da UBS Santa Augusta promove atividade do Setembro Amarelo

 Estátua do Cristo Redentor está iluminada em tom de amarelo  para lembrar o Setembro Amarelo

Estátua do Cristo Redentor está iluminada em tom de amarelo para lembrar o Setembro Amarelo


Falar sobre um assunto que ainda é considerado um tabu e ao mesmo tempo aproximar a equipe de saúde da população. Estes são os objetivos da ação que será promovida para os moradores atendidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Augusta no dia 29. O trabalho vai envolver agentes comunitários de saúde, técnico de enfermagem, enfermeiro, médico generalista da Estratégia de Saúde da Família, além de uma educadora física do NASF – Núcleo de Apoio de Saúde da Família. “Vai ser um trabalho de orientação em saúde, uma oportunidade para discutir o porquê do Setembro Amarelo, falar sobre atitudes preventivas e mostrar que é preciso procurar ajuda quando algo não vai bem”, explicou a enfermeira Joice Araújo Marçal.
O encontro será no próximo dia 29, sexta-feira, às 7 h, em frente à quadra da 18ª Região da Polícia Militar, na Rua Doutor Norberto Carlos Ferreira, no bairro Santa Augusta. Depois da orientação em saúde, haverá atividades de alongamento e caminhada. “Estamos convidando os moradores nas suas casas, nas creches e nas escolas e queremos muito que a comunidade participe desta nossa primeira ação pelo Setembro Amarelo”, completou Joice.
“Fico muito feliz com este tipo de ação porque demonstra os nossos profissionais da atenção básica engajados, dedicados a atuar na prevenção e na promoção de saúde. Nós temos uma Rede de Atenção Psicossocial no município, muitas vezes desconhecida pelas pessoas. Iniciativas como esta também colaboram, e muito, para a divulgação da estrutura que está disponível à população”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
A Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, em Poços, é composta por duas unidades do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, sendo uma delas o CAPS AD – Álcool e Drogas, o NASF – Núcleo de Atenção de Saúde da Família, os PSFs, as Unidades Básicas de Saúde, o pronto-atendimento do Hospital Margarita Morales e da UPA e o Hospital Santa Lúcia.
Suicídio
Segundo dados do Centro de Valorização da Vida, estima-se que de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio a cada ano. A média brasileira é de 6 a 7 mortes por 100 mil habitantes.
A OMS, Organização Mundial de Saúde, afirma que 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional.
O Setembro Amarelo começou a ser realizado no Brasil em 2015, pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social