DME explica sobre a situação das represas do Município

represa bortolan (13)

Represa Bortolan está em 35% do volume total armazenado.

A transição entre o fim do inverno e princípio da primavera é considerada um período de seca em nossa região. Por isso, com a diminuição das chuvas, o ar, a vegetação e até a disponibilidade de água são afetados, pois, neste último caso, as represas armazenam volume menor em relação à sua capacidade.
O Grupo DME monitora diariamente o nível das represas sob sua responsabilidade. A represa do Cipó é a maior do município, com volume total de 32 milhões de m³ e atualmente está com 54% de sua capacidade total de armazenamento. Com relação à represa Bortolan, sua capacidade está em 35% do volume total armazenado (6,5 milhões m³), apresentando-se seca nas áreas mais rasas devido ao assoreamento ao longo dos 60 anos de sua existência.
O Reservatório do Cipó também é responsável por grande parte da água utilizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) para abastecimento local. Toda água que sai do reservatório vai para o Bortolan, passando antes pela captação da Estação de Tratamento de Água (ETA).
“O DME possui pequenas centrais hidrelétricas e a geração de energia está 5% abaixo do planejado para o ano de 2017. Nessa época do ano, há a necessidade de diminuição na geração preventivamente, priorizando o armazenamento de água para o consumo. Além disso, DME e DMAE têm feito uma gestão compartilhada. Nessa semana foi realizada uma reunião sobre o assunto e as condições estão sob controle”, analisa o presidente do Grupo DME, Nilson Pereira Souza.
A recomendação continua sendo sempre a de economizar e evitar o desperdício. Juntar roupas para lavar de uma vez só, não lavar calçadas e quintais e não demorar nos banhos, são as principais dicas.