Vacinação contra HPV é novamente ampliada em Poços

Medida para doses que vencem em setembro foi estendida às vacinas com prazo de validade até março de 2018

Homens e mulheres, na faixa etária dos 15 aos 26 anos e que não conseguiram se vacinar contra o HPV na rede pública, no mês passado, têm agora mais uma chance. O Ministério da Saúde determinou que a ampliação da faixa etária seja novamente adotada, nos municípios onde há estoque de doses disponíveis contra o HPV e com vencimento até março de 2018.
A medida tem caráter temporário, válida até o fim destes estoques. A nova recomendação estende o prazo de vacinação para esse faixa etária, que inicialmente estava prevista para encerrar nas cidades que tinham estoques a vencer em setembro. Em Poços, no final de agosto, 700 doses que venceriam em setembro, foram disponibilizadas à faixa etária ampliada.
A procura foi grande e em quatro dias, estas doses se esgotaram nos postos. “Com esta nova recomendação, ainda não sabemos quantas doses temos disponíveis para este público, de 15 a 26 anos, pois a verificação é manual e a medida vale somente para as vacinas com vencimento até março. Mas temos a ampliação disponível em todas as nossas salas de vacina. Para vacinar é importante levar um documento oficial com foto e o cartão de vacinação”, informa Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
O público de 15 a 26 anos, que tomar a primeira dose da vacina HPV neste período, tem garantidas as doses subsequentes no SUS. Para essa faixa etária, o esquema vacinal é com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. “É feito um cadastro destas pessoas, para que o município receba as outras doses que complementam a imunização”, explica Juliana.
Com o fim dos estoques a vencer em março de 2018, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo: meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, ambos com duas doses, aplicadas com intervalo de seis meses entre elas.
Desde 2014, a vacina contra o HPV foi incluída no Calendário Nacional de Imunização. Como forma de aumentar a cobertura vacinal deste público, que nacionalmente é em torno dos 30%, equipes das salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde de Poços, visitaram nos últimos dias, 19 escolas das redes Estadual e Municipal, para vacinar meninos e meninas, contra o HPV.
A vacina HPV Quadrivalente é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus.
Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho.
No Brasil, a distribuição das vacinas é tripartite: mensalmente, o Ministério da Saúde repassa as doses aos estados, conforme solicitação. Cada estado, por sua vez, é o responsável pela distribuição de doses aos municípios.