Sala do Bairro São José é reaberta para Campanha de Multivacinação

Sala de vacinação fechada desde abril, foi reaberta nesta segunda

Depois de cinco meses fechada, foi reaberta nesta segunda-feira (11), a sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde do bairro São José. O local passou por várias melhorias que incluíram novas redes elétrica e hidráulica, mudanças que possibilitaram a reabertura da sala de vacina.
“Nosso sistema elétrico não mantinha o freezer ligado e isso gerava o risco de perda de vacina, já que as doses precisam ser mantidas a temperatura entre 2 e 8 graus. Do jeito que estava, era inviável manter a sala de vacina, porque o risco de perda era constante”, lembra a enfermeira Daniela Soares Braz.
A profissional acredita que a volta do serviço na unidade possibilita mais assistência aos moradores do bairro. “Agora a gente retorna a rotina e tem como acompanhar e cobrar a população da nossa área, para manter a vacinação em dia. Além disso, tudo isso dá um ânimo melhor para trabalharmos, em um ambiente de mais limpeza e mais organizado”, afirmou Daniela.
Além das novas redes elétrica e hidráulica, a unidade do São José também ganhou outros reparos, como pintura interna, trocas de forro e de pisos em alguns cômodos. A próxima etapa inclui troca de toldo, adaptação para acesso de deficientes e pintura externa. “A unidade do Bairro São José passou por uma transformação. Era muito precária, oferecia condições inadequadas de trabalho e agora mesmo ainda não estando pronta, já está muito diferente do que era. Tudo isso para oferecer melhores condições aos servidores e melhor atendimento à população”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
As melhorias da unidade do Bairro São José fazem parte de um plano de manutenção que está sendo executado em diversos prédios da Secretaria de Saúde de Poços. “Por meio de uma licitação, a Prefeitura contratou uma empresa de engenharia que disponibiliza quatro equipes de manutenção. Destas quatro equipes, uma está trabalhando especificamente para os prédios da saúde”, explicou o secretário de Obras, Luiz Cortezano. O valor do contrato com a Stark Engenharia é de um milhão de reais e a estimativa é a de que as equipes de manutenção trabalhem pelo período de 8 meses.
Campanha de Multivacinação
Começou nesta segunda, 11 e vai até o dia 22 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar o cartão de vacinação da faixa etária de 0 a menores de 15 anos.
Para as crianças menores de 5 anos, ao todo são 19 vacinas, incluindo a que oferece proteção contra a poliomielite. Sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela e varicela (catapora) são outras doenças que podem ser prevenidas com a atualização do cartão.
Com relação ao público compreendido dentro da faixa etária, de 9 a 14 anos, as doenças preveníveis com a vacina são: hepatite B, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche e HPV. Durante a semana, as salas de vacinação estão abertas das 8h às 16h30. No sábado, 16, Dia D Mobilização Nacional, todas as salas de vacina estarão abertas, das 8h às 17h.