Poços disponibiliza 700 doses em campanha contra HPV

Homens e mulheres, na faixa etária dos 15 aos 26 anos, devem procurar vacina o quanto antes, já que campanha temporária vai até o final dos estoques

A vacinação contra o HPV está disponível também para homens e mulheres na faixa etária dos 15 aos 26 anos. A medida, de caráter temporário, é uma determinação do Ministério da Saúde, válida aos municípios que possuem estoque da vacina, com prazo de validade que expira em setembro.
Em Poços, são 700 doses disponíveis a população, nesta campanha temporária. “A recomendação é que apenas estas doses próximas da data de vencimento sejam aplicadas neste público. Fizemos um levantamento e temos 700 doses disponíveis”, explicou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Para estes casos específicos, a vacina será administrada no esquema de três doses. “Vamos cadastrar as pessoas que tomarem esta primeira dose, porque elas terão que voltar para tomar a segunda dose, dois meses depois, e a terceira dose, 6 meses depois. Mediante este cadastro, o Município vai receber estas doses para complementação”, informa Juliana.
Com o fim destas doses, a orientação é que a vacina continue sendo aplicada somente no público-alvo, de 9 a 15 anos de idade.
Em junho, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para vacinação de meninos contra o HPV. Com a medida, a vacina HPV quadrivalente passou a estar disponível para meninos com idades entre 11 e 14 anos. Os adolescentes que receberem a vacina com 14 anos, devem tomar a segunda dose em intervalo mínimo de 6 meses e máximo de até 12 meses. A vacina previne a ocorrência dos cânceres de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais. A vacinação masculina também ajuda a prevenir a ocorrência destas doenças no público feminino. A vacina contra o HPV também está disponível na rede pública para as meninas na faixa etária dos 9 aos 14 anos. O HPV é o vírus causador do câncer de colo do útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil.
Em Poços, são 19 salas de vacinação, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
SALAS DE VACINA ENDEREÇO BAIRRO
1. UBS CENTRO RUA PERNAMBUCO, 495, CENTRO