Primeiro final de semana de vacinação antirrábica atinge quase 30% da meta

Foram vacinados  5.463 animais apenas no final de semana

Foram vacinados 5.463 animais apenas no final de semana

Começou no último sábado, 19, a 30ª Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica. A primeira região atendida foi a Leste, com nove postos itinerantes no sábado e outros 10 postos no domingo. Durante os dois dias, foram vacinados 5463 animais. “O número é 24% superior em relação ao primeiro final de semana da campanha de 2016, quando foram vacinados 4113 animas. Este resultado superou nossas expectativas, estamos muito satisfeitos”, afirmou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental. A meta é vacinar 18 mil animais, entre cães e gatos.
O secretário de Saúde Carlos Mosconi esteve na região Leste, acompanhando o primeiro dia da campanha. Para ele, a participação da população é decisiva neste resultado. “É uma ação de saúde pública e esta forte adesão à campanha neste final de semana demonstra a consciência das pessoas sobre isso”.
O balconista Paulo Henrique Onório, 46, levou o vira-lata Spike para ser vacinado. “Ele é um cão agressivo, pode morder alguém, então é importante prevenir”. A dona de casa Roseli Oliveira Evangelista, 56, levou o pequenês Bob. “Aqui na Regional Leste ficou ótimo, pertinho da minha casa”. A gatinha Marry, de 3 anos, também foi imunizada. “É muito importante para prevenir a doença e melhor ainda que a gente não precisa pagar a vacina”, comentou Maílsa Pereira Silva, 48, responsável pelo animal.
Quarenta alunos, estudantes de Medicina Veterinária da PUC Minas são os vacinadores da campanha. “É uma outra experiência, porque lidamos com os animais e também com o público”, comentou a estudante do 6º período, Luíza Dall´Ara de Souza, 20.
Por dia, 35 profissionais da secretaria de Saúde: agentes de endemias, técnicos de enfermagem e enfermeiros vão atuar no apoio. Os agentes de endemias são responsáveis pelo registro das estatísticas e os técnicos e enfermeiros têm a função de garantir a temperatura adequada das doses e prepará-las para aplicação.
Durante a semana, a campanha continua em dois pontos fixos: o Hospital Veterinário da PUC e a AAPA – Associação de Amigos e Protetores dos Animais, na zona Sul.
Na zona rural, a vacinação diretamente nas propriedades começou hoje e será feita durante a semana. Haverá ainda um dia específico para vacinação no Córrego Dantas, por causa da grande quantidade de animas que vivem no bairro.
No próximo final de semana, a campanha na zona urbana, chegará à zona Sul, no sábado, 26 e à zona Oeste, no domingo, 27. Serão diversos pontos itinerantes durante os dias. A campanha termina no sábado, dia 2 de setembro, quando serão vacinados os animais da região central. É importante levar o cartão de vacinação do bichinho para atualização.
A Campanha tem a parceria da PUC Poços de Caldas e o apoio das Secretarias de Serviços Públicos, Esportes, Educação e Promoção Social; da AAPA – Associação de Amigos e Protetores dos Animais; do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária; Paróquia São Judas Tadeu e Empresa Circullare, além da parceria com a PUC Poços de Caldas.
Confira os postos e horários de vacinação para o segundo final de semana da Campanha:
Região Sul – 26 de Agosto – Sábado

Horário: 08h às 11h30 e 13h às 16h30
CEI Parque das Nações – Avenida Portugal, 970 – Parque das Nações
UBS Regional Sul – Rua Antônio Marinoni, 125 – Bairro São Sebastião
Hospital Margarita Morales – Praça do Hospital – Conjunto Habitacional
UBS Kennedy II – Rua Estanho, 151 – Jardim Kennedy II
UBS Kennedy I – Rua Pirita, 116 – Jardim Kennedy I
UBS Esperança – Rua Lázaro de Lima, 280 – Parque Esperança II
Praça – pista de skate – ao lado da agência da Caixa Econômica Federal – Conjunto Habitacional
Horário: 08h às 11h30
UBS São Bento – Rua Benedicto Lopes Buono – 375 – Jardim São Bento