Campanha de Vacinação Antirrábica começa neste final de semana

Meta é vacinar dezoito mil animais.

Está confirmado para este sábado, o início da 30ª Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através das Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica. Mesmo com a possibilidade de tempo chuvoso, a Campanha começa pelos bairros da Zona Leste, com vacinação sábado e domingo. “Alguns pontos já possuem áreas cobertas e para os que não têm, levaremos tendas, para garantir a vacinação, independentemente das condições do tempo”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental. A meta é vacinar 18 mil animais, incluindo zonas urbana e rural.
Neste sábado, 19, serão nove pontos de vacinação na região Leste. No domingo, 20, outros dez pontos diferentes. Os moradores da área que não puderem levar seus animais para a vacinação neste final de semana, devem procurar os pontos fixos de vacinação: o Hospital Veterinário da PUC e a AAPA – Associação de Amigos e Protetores dos Animais, na zona Sul.
Segundo o secretário de Saúde Carlos Mosconi, “a imunização é importante para evitar a incidência da doença tanto nos animais, quanto nos humanos, por isso é fundamental que a população participe, levando os cães e gatos para vacinação”.
A campanha conta com a parceria da PUC Poços de Caldas e o apoio das Secretarias de Serviços Públicos, Esportes, Educação e Promoção Social; da AAPA – Associação de Amigos e Protetores dos Animais; do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária; Paróquia São Judas Tadeu e Empresa Circullare, além da parceria com a PUC Poços de Caldas.
Quarenta alunos, estudantes de Medicina Veterinária da PUC Minas, campus Poços, serão os vacinadores da Campanha. Além deles, por dia, 35 profissionais da secretaria de Saúde: agentes de endemias, técnicos de enfermagem e enfermeiros vão atuar no apoio. Os agentes de endemias são responsáveis pelo registro das estatísticas e os técnicos e enfermeiros têm a função de garantir a temperatura adequada das doses e prepará-las para aplicação.
É recomendável levar os gatos em caixas de transporte e os cães em coleiras. Animais de grande porte e mais difíceis de serem controlados, não devem ser levados por crianças ou idosos, para evitar tumulto nos postos de vacinação.
A Campanha vai até dois de setembro. No dia 26 de agosto, sábado, serão vacinados os animais da região Sul. No domingo, 27, a campanha estará na região Oeste. E no sábado, dia 2 de setembro, serão vacinados os animais da região Central. Na zona rural, a vacina será aplicada diretamente nas propriedades e será definido um dia para vacinação no Córrego Dantas, por causa da grande quantidade de animais na comunidade. É importante levar o cartão de vacinação do animal para atualização.
Confira os postos e horários de vacinação para o primeiro final de semana da Campanha:
Região Leste – 19 de Agosto – Sábado –
Horário: 08h às 11h30 e 13h às 16h30
Escola Dona Vicentina Massa – Av. João Romeu Tramonte, 82 – Chácara Poços de Caldas
UBS Parque Pinheiros – Rua Victor Emanoel Imesi, s/nº – Parque Pinheiros
UBS Jardim Itamaraty – Avenida Maria Rita Lopes (Irmã Dulce), 360 – Itamaraty III
Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto – Rua Eugênio Bernardes Ferreira – Jardim Philadélphia
UBS Chácara Alvorada – Rua Cecília Fishela, s/nº – Chácara Alvorada
UBS Dom Bosco – Rua Francisco Cantos Davo, s/nº – Jardim Formosa
UBS Santo André II – Rua Vereador Eduardo de Paiva, 41 – Vila Menezes
Horário: 08h às 11h30
Rua Rouxinol/Rua Canário – Morada dos Pássaros