Lançamento de livro sobre resistência indígena acontece neste sábado no Museu

Museu abriga lançamento de livro neste sábado, às 16h

O Museu Histórico e Geográfico de Poços abriga, neste sábado, a partir das 16h, o lançamento do livro “História da resistência indígena: 500 anos de luta” de Benedito Prezia. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
O livro foi lançado este mês em São Paulo pela Editora Expressão Popular e traz a visão guerreira das comunidades indígenas que enfrentaram os genocídios físico e cultural. O tema é técnico dentro da historiografia e ainda é relevante para geógrafos, antropólogos, sociólogos, filósofos e acadêmicos das Humanas em geral.
Benedito Prezia é filósofo e atua na questão indígena desde 1983, tendo trabalhado no Conselho Indigenista Missionário. Tornou-se mestre em Linguística Geral (USP) com o tema ‘Os indígenas do planalto paulista nas crônicas quinhentistas e seiscentistas’; Em 2008 doutorou-se em Ciências Sociais (USP) com a tese ‘Os Tupi de Piratininga’. Atualmente é coordenador do Programa Pindorama para indígenas na PUC-SP. É autor de vários livros paradidáticos sobre o tema indígena lançados pelas editoras Moderna, Expressão Popular, FTD, Atual, e Saraiva.
Para o coordenador do Museu Histórico e Geográfico, professor Yuri Almeida , o livro já nasce um clássico dentro da historiografia indigenista. “O tema indígena ainda é muito raso até mesmo para professores de História, apesar de haver hoje uma legislação que obriga a educação sobre os povos indígenas na educação básica. O professor Benedito é uma das maiores autoridades brasileiras na temática e estamos felizes por ele ter aceito realizar o lançamento em nosso museu”.