Coleta seletiva dobra quantidade de material recolhido

Serviço recolheu 170 toneladas no mês passado

Reformulada no início do ano, a coleta seletiva aumentou em 100% a quantidade de material reciclável recolhido na cidade. Em dezembro de 2016, haviam sido coletadas cerca de 75 toneladas. Em julho deste ano, a quantidade alcançou 150 toneladas.
Hoje, a coleta seletiva atua em todos os bairros. A cidade foi dividida em seis setores, que são abrangidos por seis caminhões, divididos em 44 rotas, percorrendo as regiões, sul, leste, oeste e centro. O serviço é feito em parceria com cooperativas locais.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni, a otimização da coleta aconteceu graças à reestruturação do serviço. “Nesse período de oito meses, aumentamos a eficiência da coleta com reorganização dos dias e horários, sempre com diálogo com todas as partes envolvidas, como cooperativas, empresas e associações”, diz o secretário.
A Prefeitura fez campanhas informativas sobre a coleta seletiva, com distribuição de folhetos nas residências e divulgação nas redes sociais. Para facilitar o recolhimento no condomínios, a coleta começou a distribuir sacos para depositar os recicláveis.
Ponto de coleta central
Em junho, um ponto de coleta foi instalado na avenida Francisco Salles para dar apoio ao serviço na área central. O local funciona como PEV (Posto de Entrega Voluntária) por parte do comércio e prédios dos arredores e também como ponto de apoio aos catadores das cooperativas, que depositam o material coletado para ser levado no fim do dia. Além disso, o local possui também um depósito de óleo de cozinha usado.
Estão sendo realizadas também parcerias com a Secretaria de Promoção Social para a inclusão de pessoas atendidas pelo setor no trabalho das cooperativas.
Dúvidas sobre datas e horários da coleta seletiva podem ser esclarecidas pelo telefone 3697-2073.