Projeto Zoo das Aves foi apresentado ao COMTUR

Membros do Conselho Municipal de Turismo conheceram o projeto Zoo das Aves

Na tarde da última segunda-feira, 14, o Zoo das Aves recebeu os membros do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Poços de Caldas para apresentação do projeto que transformou o Criadouro de Aves num zoo parque. Participaram também da visita do secretário municipal de Turismo Ricardo Fonseca e o secretário de Esportes, Wellington Alber Guimarães.

Estiveram presentes representantes do Senac, Poços Convention Bureau, Unifal, Secretaria Municipal de Turismo, Condephact (Conselho Municipal de Patrimônio), Associação Comercial, Industrial e Agropecuária e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O Projeto do Zoo das Aves foi apresentado pelo diretor do empreendimento Marcos de Carvalho Dias e pela diretora técnica, Leticia de Carvalho Dias Agostini. Foi exibido um vídeo que conta a história do Criadouro de Aves, mantido por quase 40 anos pelo empresário Moacyr de Carvalho dias, que faleceu em janeiro deste ano aos 96 anos de idade.

A ideia do Zoo das Aves vem sendo implantada a fim de que o local seja aberto em breve para visitação pública, de acordo com projeto específico junto ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) e IBAMA. O Criadouro tem trabalho respeitado junto a diversos órgãos nacionais e internacionais na preservação das espécies, a exemplo da reprodução do Pato Mergulhão e do Mutum de Alagoas. Além disto, são duas mil aves de quase 200 espécies diferentes.

O objetivo do Zoo das Aves é  trabalhar com eixos distintos como nos projetos científicos, educação ambiental e ainda como um atrativo turístico para Poços de Caldas.

Para a professora Fátima Sarkis, da Unifal esta será uma grande oportunidade para Poços de Caldas. “Somos parceiros como instituição e como Conselho de Turismo para traçar linhas de atuação junto à população e atrair mais turistas”, comentou.

Para o presidente do COMTUR, Juliano Silva, o Zoo das Aves deve impulsionar o setor do Turismo. “É louvável a iniciativa e a dedicação do Marcos de Carvalho Dias e de sua filha, Leticia, em darem continuidade ao belíssimo trabalho do já saudoso Moacyr de Carvalho Dias. Além da importante contribuição ambiental, o Zoo das Aves muito em breve se tornará em um dos principais atrativos turísticos da nossa cidade e isso mostra a importância da iniciativa privada em acreditar e investir no turismo de Poços de Caldas”

O empreendimento fica na Rua Antônio Bortolan, no Sítio da Ferradura,  e está recebendo melhorias para logo abrir as portas para os visitantes.

fonte: assessoria Zoo das Aves