'Pintando o Sete' discute Educação Infantil

Abertura será na segunda-feira (14), na Urca

A Secretaria Municipal de Educação promove, a partir da próxima segunda, 14, a décima sétima edição do evento ‘Pintando o Sete’. Serão cinco dias de encontros e reuniões com os educadores que atuam na Educação Infantil do município. A abertura oficial acontece dia 14, às 19h, no Espaço Cultural da Urca. O tema deste ano será ‘Convivência e Desenvolvimento na Educação Infantil’.

Para esta edição, o evento será descentralizado, com oficinas acontecendo na Autarquia Municipal de Ensino, de 8h às 11h5h e de 13:30h às 16:45h. Serão onze temas diferentes e os dias foram divididos por regiões. “ Embora as oficinas tenham temas específicos, as discussões, neste formato, serão mais pertinentes a cada região. A expectativa é muito boa!”, destaca a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

Os objetivos do evento são : Estimular a busca por metodologias inovadoras; Oportunizar formação continuada de acordo com as demandas específicas da Educação Infantil; Promover abertura de diálogos sobre temas relevantes ao cotidiano da Educação Infantil; Refletir sobre contextos, ambientes e diversidades como potencialidades de desenvolvimento; Trocar experiências com outros educadores, ampliando o repertório teórico e pedagógico dos profissionais.

Oficinas

No início de 2017 foi realizado um estudo com toda a rede municipal, em que foram sistematizadas as atividades, necessidades e demandas de todas as unidades. Com base neste documento, e na comunicação com os servidores, a Secretaria de Educação vem planejando e realizando cursos e encontros, para atender aos profissionais e melhorar o ensino no município.

Uma das reivindicações apontadas pelos educadores foi a realização desta formação durante o horário de trabalho, portanto, neste ano haverá a dispensa de alunos para que todos os profissionais possam participar do ciclo de oficinas. A dispensa será escalonada, e acontecerá apenas em um dia da semana, proporcionando uma presença maior nas oficinas. Os educadores participam das oficinas nos seguintes dias: 15/08 (regiões sul e rural), dia 16/08 (regiões oeste e centro); e dia 17/08 será a vez dos profissionais das unidades da região leste.

As oficinas abordam os seguintes temas: A arte e a infância; A matemática no dia a dia da Educação Infantil; Aspectos motivacionais para atitudes de resultados: sentidos e valores; Correlações entre psicomotricidade, desenvolvimento e aprendizagem; Introdução e cuidados na alimentação do Berçário; Jogos e brincadeiras na Matemática; O movimento na Educação Infantil; Práticas Inovadoras na Educação Infantil; Primeiros Socorros; Recursos adaptados para o ambiente escolar: uma visão interdisciplinar; Sensibilizações literárias na Educação Infantil. As oficinas acontecem na Autarquia Municipal de Ensino, de 8h às 11h15 e de 13h30 às 16h45.

Além das oficinas, o Pintando o Sete 2017 conta com três palestras, considerando temas sugeridos pela rede, no período noturno (14, 16 e 18/08), em que serão abordados assuntos voltados à parceria entre escola e família, construção de personalidade e autonomia, diversidade e ambientes para uma educação de qualidade para as crianças pequenas. Todos os colaboradores das Unidades Municipais que oferecem Educação Infantil são convidados.