Conferência regional de assistência social acontece na segunda

Evento será realizado no Palace Hotel

Poços de Caldas sedia na próxima segunda-feira (14) a Conferência Regional de Assistência Social 2017, às 8h, no Palace Hotel. Na mesma data, acontecem conferências em Paracatu e Salinas. Ao todo, são 21 conferências realizadas em sincronia de tema, objetivo e público, com o curso de Introdução ao Exercício do Controle Social, ação prevista no Capacita Suas.
Em Poços de Caldas, os trabalhos serão abertos pela subsecretária de Assistência Social e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Simone Albuquerque. A estimativa de público é de 200 pessoas, entre cursistas, delegados e convidados.
Um dos objetivos da conferência é o debate sobre o legado da política de assistência social nos âmbitos federal e estadual, e a participação popular. “Vamos deliberar sobre a instituição e viabilização das instâncias participativas regionais dos trabalhadores e dos usuários e, o mais importante, vamos estabelecer uma agenda de luta do Ceas em conjunto com as uniões regionais dos Conselhos Municipais de Assistência Social, com os fóruns dos trabalhadores e os fóruns dos usuários, além, é claro, de eleger os delegados para a conferência estadual”, explica Simone Albuquerque.
A proposta é instituir as Uniões Regionais dos Conselhos Municipais de Assistência Social (URCMAS), como espaços regionais importantes de organização, participação e controle social, fomentar a organização dos fóruns regionais de trabalhadores e de entidades socioassistenciais. Para obter este e outros resultados, as conferências têm uma programação e dinâmica específica.
A programação vai aprofundar o tema “Gestão democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no Suas” e inclui, além da mesa de abertura, duas plenárias temáticas e uma plenária final. A primeira mesa tem como tema “A função estratégica das Uniões Regionais dos Conselhos Municipais de Assistência Social nas formas de gestão compartilhada e fortalecimento do Controle Social nas regiões”. A segunda será sobre “A participação e valorização dos usuários e trabalhadores da rede socioassistencial pública e privada para garantia dos direitos no fortalecimento do Suas”.
Os conteúdos definidos para as conferências e os resultados desejados estão alinhados com as decisões das Conferências Regionais de 2015, quando se deliberou pela instituição das URCMAS, pelas Comissões Regionalizadas de Gestão Compartilhada para os Serviços Regionalizados da Proteção Social Especial (já existem duas, uma no Território do Médio e Baixo Jequitinhonha e outra no Território Mucuri) e também quando se reconheceu a importância da instituição de fóruns de usuários e fóruns de trabalhadores do Suas.
As conferências regionais antecedem a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para o período de 9 a 11 de outubro, em Belo Horizonte. Já foram realizadas conferências regionais em Montes Claros, Uberlândia, Patos de Minas e São João Del Rei. A estimativa de público nas 21 conferências é de cinco mil pessoas.