Congresso interdisciplinar 'Saúde, Educação e Trabalho' acontece no final de semana

Abertura do Congresso conta com apresentação do Projeto InterAção, com alunos da AADV

Começa na próxima sexta, 11 e vai até o domingo, 13, no Espaço Cultural da Urca, o XV Congresso Interdisciplinar: Saúde, Educação, Trabalho – Ferramentas para a Prática Profissional e XI Jornada do Sono. As atividades incluem oficinas, palestras, mesas redondas, workshops, lançamento de livro e apresentações de trabalhos. No evento, acontecem debates com a reunião de profissionais e pesquisadores de diversas partes do Brasil, com apoio de renomadas universidades e instituições de Educação e Saúde.
Os trabalhos científicos apresentados no evento, serão discutidos e publicados posteriormente em uma plataforma online, após análise da comissão científica. O evento terá a presença de estudantes, educadores e profissionais das áreas de saúde, educação e trabalho, que se inscreveram previamente. “Esperamos a participação de mil pessoas e o objetivo se volta para atualização e aperfeiçoamento profissional, visando melhor qualidade de vida na sociedade”, informou a organizadora, Profa. Dra. Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle (USP/SP), psicóloga, mestre em Psicologia Escolar e Educacional, Doutora em Ciência, membro do Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono (HC/FMUSP) e diretora de pesquisa em Neuropsicologia (SINC).
O evento tem como público-alvo: educadores, gestores, consultores, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais da área de Saúde, organizações do trabalho e estudantes. As inscrições já foram encerradas mas as atividades são abertas aos interessados em acompanhar as apresentações e discussões. “É louvável o trabalho dos organizadores deste evento que há tantos anos trazem para Poços, oportunidades valiosíssimas de reflexões e aprimoramento. E estamos muito felizes porque neste ano, teremos 200 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, participando do Congresso, o que reforça a preocupação desta gestão com a atualização constante dos nossos profissionais”, disse o secretário de Saúde Carlos Mosconi.
A Secretaria Municipal de Educação também estará representada: 200 profissionais do setor participarão do Congresso. “Esse evento já é historicamente bem sucedido na cidade e é muito importante ter um evento desta categoria que fale de temáticas ligadas ao universo do professor, tanto com relação à saúde, quanto com relação ao trabalho e à educação. É uma satisfação sermos parceiros deste Congresso e um orgulho ter tantos profissionais com interesse em participar. A formação e a atualização dos nossos servidores é um dos principais objetivos da nossa gestão, desde o início”, afirmou a secretária de Educação Flávia Vivaldi.
A abertura do Congresso será na sexta, a partir de 17h30, com presença do Projeto InterAção, realizado com alunos da AADV – Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas. A apresentação de expressão corporal integrada inclui sucessos musicais como “Como é Grande o Meu amor por Você” (na versão de Lulu Santos) e “Velha Infância” (Tribalistas), sob direção de Cássia Viti, Thaís Moraes Viti e professora Aline Freitas Viti.
Haverá um tradutor de Libras – Língua Brasileira de Sinais no Congresso. Na abertura, haverá ainda audiodescrição, feita pela psicóloga da AADV, Maria Izabel Moraes Reis – audiodescritora. Para acompanhar a audiodescrição é necessário levar fone de ouvidos e aparelho celular que tenha FM para a sintonização em FM 91,1 hertz.
O XV Congresso Interdisciplinar é uma realização do Grupo Ribeiro do Valle e da Associação dos Médicos de Poços de Caldas, com apoio do Conselho Federal de Psicologia e da Prefeitura de Poços de Caldas.