Você está em:

Enfermeiros das Unidades Básicas participam de Capacitação de Sondagem

Curso visa padronização de procedimentos

Curso visa padronização de procedimentos

Na tarde desta quinta, 03, enfermeiros de diversas Unidades Básicas de Saúde de Poços participaram da Capacitação de Sondagem – sonda nasoenteral e sonda vesical de demora. A atividade foi realizada no laboratório de enfermagem da PUC Poços de Caldas. O conteúdo foi ministrado por vários profissionais da secretaria de Saúde. “É muito importante porque traz um fluxo de padronização dos procedimentos para os enfermeiros e torna a nossa enfermagem mais científica por meio da técnica. Este protocolo uniformiza a técnica, indicações, contra-indicações e minimiza o risco de infecções. É mais segurança para o trabalho, objetivando a melhoria dos serviços”, informou Wagner Barreto, enfermeiro do SAD – Saúde em Dia/ Programa Melhor em Casa.

O encontro desta quinta-feira teve o compartilhamento de conteúdo teórico e também atividades práticas, feitas em um boneco de anatomia em resina plástica emborrachada. “Esta é a oportunidade para tirar dúvidas e aplicar a teoria que acabou de ser atualizada. Em um segundo momento, vamos receber os enfermeiros na UPA, para que eles acompanhem os procedimentos nos nossos pacientes”, informou Deusdete Inácio de Souza Júnior, coordenador de Enfermagem da UPA, a Unidade de Pronto Atendimento.

Segundo Juliana Bacelar, apoiadora da Atenção Básica, “é muito importante que haja essa integração entre as equipes da Rede. Essa atualização busca o aprimoramento dos trabalhos e a descentralização destes procedimentos”.

“Temos pacientes acamados assistidos pelas nossas equipes de Atenção Básica, então é muito importante que os nossos profissionais estejam seguros para fazer os procedimentos e também orientar as famílias, durante as consultas ou durante as visitas domiciliares”, afirmou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

Para os profissionais de saúde, a informação traz mais segurança para o dia a dia. “Nós devemos estar prontos para atender, então temos que nos atualizar sempre”, afirmou a enfermeira da UBS Country Club, Valéria Dal Poggetto.

De acordo com o secretário de Saúde, “é um procedimento relativamente simples, mas realizado em muitos pacientes, com grande utilidade e significa também conforto para quem necessita deste recurso. Esta capacitação é importante porque faz com que a enfermagem das nossas unidades possa utilizar este procedimento, com conhecimento e segurança”, finalizou Carlos Mosconi.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social