Conferência Municipal de Saúde acontece na próxima sexta

Evento acontecerá na Câmara e é aberto ao público

Com o tema “A Saúde que Precisamos e Queremos”, será realizada na próxima sexta-feira (28) a 14ª Conferência Municipal de Saúde de Poços de Caldas, a partir das 9h, na Câmara Municipal. Serão discutidas as ações de saúde dentro dos eixos: Atenção Básica e Programas de Saúde, Controle e Avaliação, Rede Especializada de Saúde, Financiamento da Saúde e Atenção às Emergências e Urgências.
Conforme previsto pela lei 8142/1990, a conferência deve acontecer a cada quatro anos, com representação dos vários segmentos sociais, para avaliar o panorama da saúde e sugerir diretrizes para a formulação da política de saúde do município.
Qualquer pessoa pode participar da Conferência de Saúde. A inscrição é feita no dia, minutos antes do evento. Após abertura e palestra, os participantes se dividem em grupos de trabalho para as discussões. Ao final, o resultado de cada grupo é compartilhado com todos.
“As conferências são espaços de construção e de compreender como o Sistema Único de Saúde funciona. É muito importante que o usuário participe, que os profissionais da saúde, os prestadores de serviço da saúde e os gestores se encontrem para este diálogo”, diz José Carlos de Souza, presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Em Poços, a conferência é realizada pelo conselho em parceria com a Secretaria de Saúde. “É o momento de pensar toda a saúde do município e sugerir inclusive programas que possam ser implementados. O gestor avalia a viabilidade das propostas por questões ligadas ao financiamento e à filosofia da gestão, que no caso atual é pautada em humanização, amorização e promoção de saúde”, explica Adnei de Moraes, diretor do Departamento de Programas de Saúde.
Segundo o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, “a Conferência Municipal atende a uma exigência legal e antecede as Conferências Estadual e Nacional. É a oportunidade de levantar e discutir questões que serão estudadas pela administração municipal e levadas adiante, nas demais conferências”, avalia.
Confira a programação:
8h – Credenciamento e café
9h – Abertura e composição da Mesa
9h30 – Palestra com o diretor do Departamento de Programas em Saúde, Adnei Pereira de Moraes
11h – Orientações sobre metodologia dos grupos de trabalho
12h – Almoço