Escleroterapia substitui cirurgia de varizes no SUS e tira pacientes da fila

Pessoas que estavam em fila de esperar foram atendidos com a nova técnica

Três anos de espera, resolvidos em 30 minutos de sessão de escleroterapia. “Era muita dor, sentada ou em pé, eu sofria demais, só chorava e nada resolvia. Estou indo embora bem melhor e agora vai ser vida nova”, comemorou a dona de casa Lourdes de Oliveira. Outra paciente, Luzia de Fátima Raimundo, ficou impressionada por não sentir dor. “Foi tranquilo, parece uma injeção e mais nada. Maravilhoso ser atendida assim, depois de dois anos e meio de espera”.
A alegria da dona de casa Cristina Ramiro, era dobrada. “Minha mãe teve os dois olhos operados este ano no mutirão de cirurgia de catarata e, agora, depois de três anos esperando, fui chamada para cuidar das varizes. É uma sensação maravilhosa ver tudo isso acontecendo”, afirmou.
Além delas, outros 12 pacientes que aguardavam há anos pela cirurgia de varizes foram atendidos na última sexta e no sábado (21 e 22), em um mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde no Hospital da Santa Casa.
A técnica da escleroterapia, que tem pelo menos 30 anos, foi aprimorada e, agora, começa a ser utilizada em maior escala pelos médicos no Brasil. Ela é mais barata do que a cirurgia e foi incluída este ano nos procedimentos realizados pelo SUS.
Segundo o secretário de Saúde, o objetivo é oferecer o procedimento em larga escala em Poços, como forma de diminuir de forma mais ágil esta fila de espera. “São os médicos que vão definir quais casos podem ser atendidos pela escleroterapia e quais casos precisam de cirurgia, mas já sabemos que a grande maioria pode ser atendida pela alternativa ambulatorial”, disse.
O angiologista Francisco Reis Bastos, que trabalha com a escleroterapia há 14 anos, tem mais de 11 mil sessões no currículo e já viajou o mundo para falar sobre o procedimento. “Substituir um procedimento cirúrgico por uma técnica ambulatorial traz conforto ao paciente, elimina aquele pós-operatório complicado e libera os centros cirúrgicos para procedimentos mais complexos. É claro que o procedimento precisa ser feito dentro de um local adequado, um hospital ou uma clínica que garanta a segurança do paciente, mas é bem menos complexo do que uma cirurgia que leva inclusive mais tempo para ser realizada”, explicou.
O médico esteve em Poços a convite de Mosconi. “O que está acontecendo aqui é pioneiro. Poucas cidades do Brasil disponibilizam este procedimento pelo SUS. É um avanço para os pacientes”, afirmou Bastos.
A escleroterapia com espuma é feita sem a necessidade de anestesia. O medicamento é injetado na veia com a ajuda de um ultrassom. Após a sessão, o paciente vai para casa e as únicas recomendações são fazer caminhada e uso de uma meia elástica durante sete dias. “Há poucos efeitos colaterais, baixíssima incidência de alergia ao medicamento e há alguns casos em que a técnica não deve ser aplicada, como em pacientes asmáticos. Outro diferencial é que o paciente não precisa se afastar do serviço, fazendo a escleroterapia, ao contrário do que acontece com a cirurgia”, disse o angiologista.
Os médicos de Poços que já conheciam a técnica aproveitaram a oportunidade para saber mais sobre o procedimento. “É mais uma alternativa para utilizarmos em déficits funcionais, casos de muita dor, em que o problema de saúde leva à limitação funcional”, disse o cirurgião vascular Alberto Brasil.
Segundo o angiologista e cirurgião vascular Luiz Henrique Costa da Cunha, “a escleroterapia representa a ampliação do atendimento, já que ela é mais ágil e pode ser feita em volume maior”.
Estima-se que até 70% da população adulta tenha algum tipo de varize. Em Poços, de acordo com dados da Central de Cirurgias da Secretaria de Saúde, cerca de 400 pessoas aguardam pelo tratamento de varizes.
O prefeito Sérgio Azevedo acompanhou o mutirão. Segundo ele, eliminar as filas de espera por tratamentos de saúde é uma das prioridades da atual gestão. “É mais um mutirão que a gente realiza. Primeiro, foram as cirurgias de catarata, que vão continuar, e, agora, estamos também atendendo aos pacientes que esperam pelo tratamento para varizes. Vamos estender o trabalho para outras ações que atendam a estas pessoas que sofrem nesta espera há anos”, afirmou.