Vice-prefeito se reúne com Cerest e representantes dos sindicatos dos trabalhadores

Reunião tirou dúvidas sobre a atendimento do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador

Na manhã da última sexta-feira (24), aconteceu uma reunião no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para mostrar aos trabalhadores como funciona o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento, Flávio Faria, a coordenadora do Cerest, Ângela Cerqueira, e representantes de sindicatos dos trabalhadores de Poços. “O encontro serviu para incentivar a busca por melhores condições de saúde no ambiente de trabalho”, informou a coordenadora do centro.
O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador é um serviço do Sistema Único de Saúde, direcionado a todos os trabalhadores das áreas urbanas e rural, que exercem atividades para o sustento próprio e/ou de seus dependentes, independente de sua forma de inserção no mercado de trabalho, nos setores formais e informais da economia.
Estão incluídos neste grupo os indivíduos que trabalham como empregados assalariados, trabalhadores domésticos, trabalhadores avulsos, trabalhadores agrícolas, autônomos, servidores públicos, cooperados e trabalhadores que exerçam atividades não remuneradas em situação de desemprego involuntário.
Além disso, o Cerest oferece suporte técnico especializado para a rede de serviços do SUS e para efetuar o atendimento de forma integral e hierarquizada aos casos suspeitos de doenças relacionadas ao trabalho.
Para o vice-prefeito, a reunião foi essencial para aproximar os trabalhadores do Cerest. “A reunião foi muito produtiva e significativa, pois, além de apresentar o trabalho do Cerest também sanou dúvidas dos representantes dos sindicatos”, avaliou Flávio.
Para Antônio Anézio Filho, presidente do Sindicato dos Trabalhos das Indústrias Extrativas de Poços de Caldas e Região (Matabase), a reunião foi uma boa oportunidade de esclarecer dúvidas. “Achei de grande valia a Sedet promover essa reunião, pois é de grande interesse dos trabalhadores, que, muitas vezes, não conhecem o trabalho que o Cerest realiza”, disse.