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UBS Santa Rosália/Santana realiza festa julina para atendidos

Iniciativas que proporcionem lazer e interação também fazem da Estratégia de Saúde da Família

Iniciativas que proporcionem lazer e interação também fazem da Estratégia de Saúde da Família


A tarde desta quinta, 20, foi animada na Unidade Básica de Saúde Santa Rosália/ Santana. As equipes coordenadas pelas enfermeiras Lilian de Lima e Renata Machado, organizaram mais uma festa julina. “Já é uma tradição nossa, todos os anos, em junho ou em julho, fazemos a festa para os nossos pacientes, para a comunidade”, disse Lilian.
Nesta edição, teve comidas típicas, quadrilha e até casamento caipira, “celebrado” pelo aposentado Francisco de Assis. Aos 77 anos, ele faz questão de participar de todas as atividades oferecidas. “Moro no Santa Rosália há mais de 40 anos e sou paciente aqui, desde o início. O atendimento é muito bom, a equipe é animada, tudo ótimo”, afirmou.
Iniciativas que proporcionem lazer e interação também fazem parte da Estratégia de Saúde da Família, conforme explica Lilian. “O propósito é gerar vínculo com a comunidade e um meio de interação social da população. Tudo sempre com o objetivo de promoção de saúde”.
Em várias outras unidades, como Dom Bosco 2 e Esperança, iniciativas semelhantes foram realizadas, nos meses de junho e julho.
Estratégia de Saúde da Família
A Estratégia de Saúde da Família exige o estabelecimento de uma equipe multiprofissional composta por, no mínimo: médico generalista ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde. Os médicos da Estratégia de Saúde da Família – ESF – realizam atendimentos a todos os pacientes da área, resolvendo até 80% dos problemas de saúde da população, o que ajuda a evitar acúmulo de demanda em outros setores da saúde, como na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento.
Um bom exemplo foi registrado recentemente na UBS do Jardim Esperança. Era final de tarde de mais um dia de trabalho. O médico generalista Eduardo Ferreira da Silva, 24, atendia uma paciente quando recebeu um chamado. “A equipe de saúde bucal estava atendendo no Caic que fica perto aqui da unidade, quando uma criança apresentou sintomas semelhantes ao de uma crise alérgica. A técnica de odontologia veio me chamar, dizendo que uma criança havia sido picada por um inseto e que estava apresentando uma reação alérgica. Pedi licença a paciente que estava no consultório, expliquei que se tratava de uma emergência e fui para a escola”, conta o médico.
Chegando ao Caic Professor Arino Ferreira Pinto, o médico prestou o primeiro atendimento à criança. Em dez minutos a equipe do Samu chegou e deu apoio com medicamentos. Depois de 15 minutos o quadro começou a regredir e os profissionais decidiram que a criança não precisaria ser removida pelo Samu. “A criança foi levada até a UBS para ficar em observação junto com os pais. Uma hora depois, todos foram liberados para casa”, explicou o médico.
Apesar da busca feita na creche, nenhum animal ou inseto diferente foi encontrado. “A mãe não sabia que o menino era alégico e nem a gente aqui do Caic também. Ficamos muito precocupados e foi muito bom contar com esta boa vontade da equipe médica aqui do bairro”, disse Tânia Gonçalves de Paula, coordenadora pedagógica.
O pequeno Pablo, de 5 anos, é aluno do Jardim 2. A mãe dele disse que pretende levar o menino para uma consulta com um alergista para investigar o que pode ter ocorrido. Ela elogiou o atendimento recebido. “Foi excelente, nós temos um médico muito bom aqui. Ele veio de imediato, atendeu meu filho que nem precisou ir para a UPA e pouco tempo depois já estava bem e em casa. Só temos a agradecer”, afirmou Bianca Cristiane Vitor, dona de casa.
Para o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, a conduta é o exemplo real de que muitos casos podem ser resolvidos com eficácia pela atenção básica, sem necessidade de encaminhar os pacientes a outros locais, como os pronto-atendimentos. “Esta é a essência do serviço de atenção básica e é desta forma que o profissional generalista deve proceder. Que sirva de exemplo e de inspiração a todos os colegas, porque são destes profissionais que precisamos para melhorar cada vez mais os serviços de saúde prestados à população. A Atenção Básica deve estar cada vez mais próxima e disponível, para promover prevenção e saúde”, afirmou.

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