Saúde bucal tem atendimento ampliado com dois novos consultórios

Consultórios foram instalados nas Unidades Básicas do Santa Rosália/Santana e do Country Club

Esta semana, começou a funcionar nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santa Rosália/Santana e Country Club, dois consultórios odontológicos da saúde bucal. Os moradores dos bairros, que antes tinham que ir até a Policlínica Central para agendar as consultas, agora têm o atendimento perto de casa.
Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Cristiane Maria da Costa Silva, “os novos consultórios atendem a uma população que nunca teve cobertura de saúde bucal no município”.
Os consultórios foram adquiridos com recursos do Governo Federal e os equipamentos periféricos, com recursos do Município. “A estrutura é nova, foi comprada e montada para prestar o atendimento nestas duas unidades. A equipe de Estratégia de Saúde da Família da saúde bucal trabalha em ações de prevenção e promoção de saúde, como em escolas, faz atendimento domiciliar para pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção, presta atendimentos clínicos e individuais nos consultórios e está preparada para atender a todas as faixas etárias”, explica a coordenadora do serviço.
O custeio da saúde bucal é tripartite, ou seja, com a participação da União, Estado e Município, mas, desde 2015, o Governo de Minas não faz os repasses dos valores devidos. Com a ampliação, a Rede Municipal de Saúde Bucal em Poços, passa a ter 12 equipes da Estratégia de Saúde da Família, compostas por dentistas, técnicos e auxiliares, além de 19 dentistas, oito técnicos e três auxiliares da Atenção Básica, que atendem em 23 consultórios distribuídos em todas as áreas da cidade, inclusive na zona rural. Os atendimentos também incluem procedimentos de média e alta complexidade, realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e pelo Hospital Santa Casa.
Para os bairros que ainda não possuem equipes de saúde bucal, o serviço odontológico de atenção básica é oferecido na Policlínica Central. Neste caso, é necessário fazer o agendamento, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na sala 13.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, reforça a importância desta ampliação no atendimento odontológico, também como forma de intensificar a prevenção e a promoção de saúde. “Com mais acesso aos serviços, a população tem condições de utilizá-los mais e melhor. Isso aumenta as chances de prevenção e melhora a saúde das pessoas”, avalia.