UPA fecha 1º semestre com mais de 400 mil atendimentos

Houve aumento de 10% no número de atendimentos médicos na unidade

Atendimentos ambulatoriais e pediátricos, urgência e emergência, exames de imagem e laboratoriais, aplicação de medicação e internações, além de procedimentos fisioterápicos. Todos estes serviços são realizados pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento. De janeiro a junho deste ano, somando todos os procedimentos prestados pela unidade de Poços, foram mais de 400 mil atendimentos.
Em relação ao mesmo período do ano passado, é possível verificar o aumento de aproximadamente 10% no número de atendimentos médicos – consultório, sala vermelha, apoio e repouso. Nos primeiros seis meses de 2016 foram 76.659 atendimentos. No mesmo período deste ano, foram 82.798 atendimentos.
Também foi constatada diferença significativa na quantidade de procedimentos de enfermagem: foram 77.117 no primeiro semestre de 2016 e 91.233 neste primeiro semestre. “Quando a gente tem aumento no número de pacientes, consequentemente a gente tem aumento em toda a demanda dos serviços oferecidos pela UPA. A população cresceu e, além disso, a gente verifica a migração de usuários de planos de saúde que por questões econômicas não conseguiram mais arcar com os custos e agora utilizam o Sistema Único de Saúde”, explicou Ed Wilson Neves, diretor da UPA.
A unidade de Poços é considerada porte 3 pelo Ministério da Saúde e dentro desta classificação, foi projetada para atender 450 pacientes por dia. Com a alta demanda, a UPA chega a atender 700 pacientes por dia, durante a semana e até 1200 pessoas por dia, durante os finais de semana. “Com as Unidades Básicas de Saúde fechadas, aí temos este aumento na procura, geralmente sábados e domingos. Todas as pessoas que procuram a UPA são atendidas, o que pode ocorrer é a demora no atendimento, por conta do número de pacientes. Por isso, a gente sempre pede que a população primeiro procure o posto de saúde do bairro, que fica mais perto de onde o paciente mora e que pode resolver muitos casos com mais rapidez e sem a necessidade de deslocamento até a UPA”, afirmou Ed.
E apesar da grande demanda, não é difícil encontrar pacientes satisfeitos. Esther Neofiti, aos 91 anos conta que pela primeira vez precisou ir a um pronto-socorro. Buscou atendimento na UPA. “Não posso destacar quem me atendeu melhor: pessoal do atendimento, enfermeiros, médicos, todos foram muito bons. Cheguei lá mal e sai muito bem, só tenho a agradecer”. A filha dela, Joana D´Arc Borges foi quem acompanhou a mãe até a UPA. “Ela chegou com muita falta de ar, foi rapidamente atendida, passou pelo médico, fez raio-x, eletrocardiograma, recebeu medicação, passou pela nebulização, voltou ao médico e foi diagnosticada com pneumonia, tudo isso em duas horas. Ela foi para casa bem melhor, foi muito bom o atendimento”, afirmou.
José Elias de Oliveira, 66, aposentado, também elogia o atendimento recebido na UPA. “Cheguei aqui com muita fraqueza, passei pelo médico, fiz exames, fiquei internado para observação. Fui muito bem tratado”, disse o paciente.
De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, “a UPA de Poços atende toda a cidade e também municípios vizinhos, e é fundamental para o nosso sistema de saúde. É muito importante saber que há pacientes satisfeitos com o atendimento recebido na UPA, porque isso motiva inclusive os servidores que estão lá todos os dias prestando este trabalho e são destes profissionais que precisamos para melhorar cada vez mais os serviços de saúde”.