Prefeitura cria novo centro de atendimento de pessoas em situação de rua

Espaço maior e mais adequado foi inaugurado na tarde desta terça-feira (18)

O Centro Pop Direito e Cidadania, especializado no atendimento às pessoas em situação de rua, ganhou um local maior que vai possibilitar mais atividades e um melhor atendimento. Inaugurado na tarde desta terça-feira (18), o novo espaço funciona agora na Cascatinha.
O objetivo da unidade é a ressocialização dos atendidos. O centro disponibiliza atendimento social, oficinas de artes, música e atividades de horta e jardinagem. Além de ser mais amplo, é também adaptado à acessibilidade. “É um espaço muito mais adequado para que as pessoas possam se inserir novamente na comunidade”, avaliou o prefeito Sérgio Azevedo.
O local está em consonância com a política nacional de assistência social e garante os direitos básicos das pessoas em situação de rua, que têm a oportunidade de reconstruir suas trajetórias de vida. “É o resgate de cada um que entra no Centro Pop, com sensibilidade, respeito e dignidade”, ressaltou a secretária de Promoção Social, Luzia Martins. “Foi tudo pensando num atendimento especial”, acrescentou.
De segunda a sexta, o centro atende das 7h às 18h. Aos finais de semana, o horário é das 7h às 16h. A média de atendimento é de cerca de 40 pessoas. Durante a semana, as pessoas podem chegar às 7h, quando tomam café da manhã, banho e podem lavar suas roupas. Quem não participa das oficinas ajuda na manutenção da casa. No almoço, eles recebem o tíquete do Restaurante Popular, e depois, podem retornar ao Centro Pop para as oficinas da tarde e lanchar. À noite, os atendidos são encaminhados para as entidades conveniadas com a Prefeitura. Aos finais de semana, a média de atendimento é de 20 pessoas, que têm todos os serviços ofertados, exceto as oficinas.
O centro providencia documentação e também o encaminhamento para o Caps AD, voltado aos usuários de álcool e drogas. Eles têm ainda acompanhamento psicológico, de assistência social e especializado ao migrante.
A inauguração do Centro Pop teve presença ainda do vice-prefeito Flávio Faria, do vice-presidente da Câmara, Lucas Arruda, entre outros, e também da comunidade atendida pelo centro.
Abordagem Social
A Divisão de Atendimento ao Cidadão, órgão da Secretaria de Promoção Social, tem sob coordenação o serviço de Abordagem Social, que atende pelo telefone 156 e o serviço de Migrantes, na rodoviária, que faz atendimento social àquelas pessoas que chegam a Poços como destino intermediário e recebem passagem para seguir viagem.
Não Dê Esmola
A Secretaria de Promoção Social desenvolve a campanha “Ajude, não dê esmola”, na qual a população é orientada a encaminhar as pessoas em situação de rua para as instituições conveniadas com a Prefeitura, que estão preparadas para oferecer atendimento especializado. As pessoas são encaminhadas por meio do serviço de Abordagem Social.