Poços vai sediar audiência pública regional da Comissão de Saúde da ALMG

Reunião com Carlos Pimenta, presidente da Comissão de Saúde da ALMG (à esquerda), secretário Mosconi, adjunto de Saúde Flávio Lima.

Na manhã desta segunda, 17, o secretário de Saúde Carlos Mosconi recebeu a visita do deputado Carlos Pimenta, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele também foi recepcionado pelo secretário adjunto de Saúde, Flávio Lima, pelo diretor do Departamento de Programas de Saúde, Adnei Pereira de Moraes, e pelo diretor administrativo e financeiro da secretaria de Saúde, Nilton Junqueira.
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa pretende se reunir com o governador de Minas, Fernando Pimentel, no próximo mês. O objetivo é levar as reivindicações e as dificuldades enfrentadas pelos municípios mineiros. “A saúde pública em Minas está em uma situação muito difícil. Há repasse insuficiente sendo feito da secretaria da Fazenda para a secretaria da Saúde e muitos programas e serviços estão sofrendo com isso. Estou fazendo visitas a vários municípios para levantar isso e levar ao governador este apelo, para que o Estado possa saldar estas dívidas”, afirmou Pimenta.
A dívida do Governo do Estado com o município de Poços já está próxima dos 15 milhões de reais, somando os repasses devidos e não feitos desde 2015. Os débitos são referentes a todas as áreas, como vigilância em saúde, assistência farmacêutica, atenção básica, média e alta complexidade. Segundo levantamento feito pelas instituições hospitalares e encaminhado à Secretaria de Saúde, a dívida da Secretaria do Estado da Saúde com o Hospital Santa Lúcia já passa dos 2 milhões e 800 mil reais. Outros 4 milhões e 500 mil reais são devidos pelo Governo de Minas à Santa Casa. Estes números serão levados pelo deputado à audiência com Pimentel, em mais uma tentativa para Poços receber este valor.
“O que nós enquanto Comissão de Saúde queremos é apenas o cumprimento da Constituição, que determina o repasse mínimo de 12% das receitas líquidas para o setor. Apenas 6% estão sendo repassados pelo Governo de Minas e o resultado e esta dificuldade enfrentada pelos municípios para manter os serviços”, explicou o deputado.
Ainda este ano, a Assembleia pretende realizar cinco audiências públicas em Minas Gerais, nas regiões Norte, Sul, Triângulo, Metropolitana e Zona da Mata. No sul de Minas, o deputado já adiantou que Poços será a sede desta audiência pública regional. “Será uma oportunidade de estar na região e de ouvir as necessidades da região, para que o sul de Minas e inclusive Poços de Caldas, sejam melhores atendidos”, disse Pimenta.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, acredita que a união de forças é fundamental para tentar saldar esta dívida de Minas com Poços. “Ficamos muito satisfeitos, porque esta visita mostra a consideração da Assembleia Legislativa com Poços. Carlos Pimenta é um deputado respeitado, é médico e mais um apoio para as necessidades do Município”, finalizou.