Aneel aprova projetos de eficiência energética do DME, Unifal e IF Sul de Minas

Campus da Unifal em Poços de Caldas

Foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) os projetos de Eficiência Energética e de Pesquisa e Desenvolvimento, submetidos no âmbito da Chamada de Projeto Prioritário – “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”, que foram encaminhados pela DME Distribuição e as instituições Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e IF Sul de Minas (Instituto Federal do Sul de Minas), ambas campus Poços de Caldas.
Os projetos têm como objetivo realizar estudos teóricos e experimentais de sistemas de energia solar fotovoltaica, através da implantação de miniusinas solares fotovoltaicas, analisando os impactos desse tipo de geração na rede de distribuição de eletricidade.
A parceria entre as instituições de ensino e a DME promoverá a capacitação laboratorial de estudantes, servidores, docentes e funcionários das duas instituições participantes, com o objetivo de dar continuidade às ações e replicá-las em outras instituições e unidades consumidoras. A estrutura que será disponibilizada possibilitará que as instituições de ensino ofertem cursos de Formação Inicial e Continuada e até mesmo cursos de pós-graduação.
Os projetos proporcionarão nas instituições a implantação de geração distribuída por meio de placas fotovoltaicas; retrofit das instalações (troca de lâmpadas); implantação do Programa de Gestão Energética de acordo com a NBR 50001/2011; criação de laboratório de estudo de qualidade de energia, avaliando a geração distribuída e análise dos impactos da Geração Distribuída na rede da distribuidora devido à geração de energia com sistemas fotovoltaicos; estação solarimétrica.
Os resultados dos projetos aplicam-se primeiramente à concessionária de energia elétrica, que poderá utilizar os resultados da pesquisa para avaliar as solicitações de conexão de pequenos geradores à sua rede de distribuição de energia. Subsidiará ainda, a elaboração e o aperfeiçoamento de regras e procedimentos de conexão à rede, entre outros benefícios.