Fórum dos Cafés Vulcânicos promove palestra sobre Place Branding

cafés-vulcanicos

A Associação dos Cafés Vulcânicos e o Sebrae, com apoio da Prefeitura e IF Suldeminas promovem, na próxima quarta, 28, às 19h, palestra sobre Place Branding, uma abordagem que identifica vocações, potencializa identidades e fortalece lugares, a partir do envolvimento das pessoas que vivem e se utilizam desses lugares. A palestra será ministrada por Paulo Vischi, estrategista e designer com mais de vinte e seis anos de experiência, já tendo atendido locais como a região do cerrado mineiro, entre outros. O evento acontece na Urca e a entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.
Um dos objetivos é agregar representantes dos municipios que estão envolvidos no projeto de Região Vulcânica para o tema central do evento: ‘Trabalhando a origem como fator de diferenciação e agregação de valor para os produtos e o turismo regional’. Os municípios envolvidos no projeto são Andradas, Botelhos, Bandeira do Sul, Campestre, Cabo Verde, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama , Caldas e Poços de Caldas.
“O projeto de criação da Identidade Geográfica- IG- já deu entrada no INPI. O que iremos abordar, na palestra é como explorar e fazer com que as pessoas sintam curiosidade sobre o que é o café vulcânico, o que é um produto produzido na região vulcânica, o que tem de diferente, que apelo de marketing isso pode trazer. Temos um potencial muito grande de crescimento para Poços e região em termos dos produtos que são produzidos aqui, começando pelo café em sequência outros, como queijo, doce, vinho, artesanato, cristais , etc e obviamente o turismo também será beneficiado, pois as pessoas têm intersse em comprar algo que tenha uma origem diferente e também visitar esta região”, destaca o consultor do Sebrae, Ivan Fiqueiredo.
Região Vulcânica
A região vulcânica de Poços de Caldas já é reconhecida devido à sua formação geológica diferenciada e a presença das águas quentes e com grande teor de enxofre. Estas caracteristicas levaram a Associação dos Cafés Especiais de Poços de Caldas- CAFÉS VULCÂNICOS a investir neste diferencial para conseguir a INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG) desta região única no Brasil e no mundo e garantir uma certificação através de um SELO de procedência para os cafés desta região.
Desde o início deste processo, iniciado há quatro anos, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, Sebrae, Emater, Café Poços, Sindicato Rural e IFSul de Minas-campus Machado já se sabia que a região incluiria outras cidades além de Poços de Caldas. E, isto se comprovou com o levantamento geográfico em andamento pela EPAMIG. As cidades envolvidas são: Andradas, Botelhos, Bandeira do Sul, Campestre, Cabo Verde, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama e Caldas.
O palestrante
Paulo Vischi é Estrategista e Designer com mais de 26 anos de experiência. Tem como principal objetivo ajudar as empresas e locais a entender e definir o que eles representam e usar essa ideia para projetar o protótico de uma estratégia orientada por objetivos do que eles podem ser no futuro. Locais atendidos: Região Cerrado Mineiro (café), Região de Jaíba (frutas), Região Mantiqueira de Minas (café), Águas Mantiqueira de Minas (turismo), Região de São Gotardo (olericultura/ vegetais). Especialidades: Propósito-Conduzido: Estratégia, Inovação e Expressão. Para Grandes Organizações e lugares: cidades e regiões.