Novo mutirão de Cirurgia de Catarata vai atender 192 pacientes

Cirurgias vão ocorrer no Hospital da Zona Leste

Nesta quinta, 22, será realizado mais um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital da Zona Leste (HZL). Ao todo, 192 pacientes estão agendados para atendimento. Três equipes compostas por médicos e enfermeiros vão fazer as cirurgias durante todo o dia.
O mutirão de cirurgia de catarata é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião do Alto Rio Pardo (Cismarpa).
Levantamento feito pelo Cismarpa, no início de 2017, mostrava que, após um ano e meio de interrupção do mutirão de cirurgias de catarata em Poços, a demanda reprimida estava em 1.500 cirurgias. Iniciado em fevereiro, o programa tem acontecido todos os meses com atendimento em período integral. Até o momento já foram realizadas 600 cirurgias. A maior parte das cirurgias agendadas para esta quinta é do segundo olho, em pacientes já atendidos este ano pelo mutirão com a cirurgia do primeiro olho.
Os recursos investidos nos mutirões são provenientes da verba que seria destinada às escolas de samba no Carnaval e que, devido a questões legais, não pôde ser repassada às agremiações para a realização do desfile oficial. Segundo o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, esta é uma ação que vai ter continuidade nos próximos meses. “Os custos são bancados por nós. Os 500 mil reais que vieram do Carnaval para a saúde vão acabar, mas continuaremos nesta ação que é necessária e traz qualidade de vida para quem precisa da cirurgia”, diz.
O próximo mutirão já tem data, dia 7 de julho. “Já contactamos os pacientes que serão atendidos em julho, são pessoas que já mediram a lente e que estão em estágio pré-operatório e que agora aguardam pela cirurgia”, informa a secretária executiva do Cismarpa, Ceila Maria de Souza Mariano.