Ansiolítico e analgésico em falta podem ser substituídos por outros medicamentos fornecidos pelo SUS

Poços possui quatro farmácias municipais. A Farmácia Central está localizada na Policlínica

Nos últimos dias, pacientes do SUS que fazem uso do ansiolítico Clonazepam 2mg têm enfrentado dificuldades para encontrar o medicamento. Por meio de nota, o Laboratório Geolab Indústria Farmacêutica S/A informou à Secretaria Municipal de Saúde que o medicamento Clonazepam 2mg (Zilepam) estará disponível em estoque no dia 30/06/2017.
A coordenadora da Divisão de Farmácia Yula Merola, explica que até esta data, os pacientes com prescrição para uso do Clonazepam devem procurar a unidade de saúde onde são atendidos. “Temos outros quatro ansiolíticos disponíveis no SUS. Diante desta indisponibilidade temporária, o médico vai avaliar cada caso, a possibilidade de substituição do medicamento”.
Além do Clonazepam 2mg, o Buscopan composto também está em falta no mercado mas para o analgésico também há substituições possíveis entre os padronizados. Dos 325 medicamentos padronizados pelo SUS, estes são os únicos sem disponibilidade em estoque nas farmácias municipais de Poços.
O Sistema Único de Saúde fornece medicamentos mediante uma lista dos chamados medicamentos padronizados. Essa lista é elaborada por profissionais da saúde e leva em conta fatores como: as doenças mais prevalentes em determinadas regiões e os princípios ativos mais eficazes para tratamento. Importante lembrar que a ausência de um determinado medicamento em uma farmácia municipal, não significa necessariamente a ausência deste medicamento na Rede, mas sim uma indisponibilidade temporária no estoque de uma unidade específica.
Em Poços, são quatro farmácias municipais: Policlínica Central, Zona Leste, Vilas Unidas (Zona Oeste) e Margarita Morales (Zona Sul). Desde o início do mês, as farmácias do centro e da zona sul abrem também aos sábados, das 8h às 17h, mas neste dia não são dispensados medicamentos controlados. Confira os horários de atendimento:

Farmácia Municipal Central (Policlínica)
De 2ª feira a 6ª feira das 7h às 17h30
Sábado: 8h às 17h
Farmácia da Zona Leste (Hospital da Zona Leste)
De 2ª feira a 6ª feira das 7h às 17h
Farmácia da Zona Oeste (Vilas Unidas)
De 2ª feira a 6ª feira das 8h às 17h
Farmácia da Zona Sul (Margarita Morales)
De 2ª feira a 6ª feira das 7h às 18h
Sábado: 8h às 17h