Saúde intensifica vacinação contra HPV e sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde está reforçando a vacinação de HPV e sarampo em Poços. O Ministério da Saúde anunciou este mês a ampliação da faixa etária para vacinação de meninos contra o HPV. Com a medida, a vacina HPV quadrivalente passa a estar disponível para meninos com idades entre 11 e 14 anos.
Os adolescentes que receberem a vacina com 14 anos, devem tomar a segunda dose em intervalo mínimo de 6 meses e máximo de até 12 meses. A vacina previne a ocorrência dos cânceres de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais.
A vacinação masculina também ajuda a prevenir a ocorrência destas doenças no público feminino. O HPV é o vírus causador do câncer de colo do útero. Em Poços, as 19 salas de vacina também disponibilizam a vacina contra o HPV. “É uma vacina cara no sistema privado e que faz parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde, por isso é importante que os pais e as mães levem os filhos para vacinar e que as escolas também nos ajudem neste trabalho de conscientização”, explica Gisele Scatola, responsável técnica de imunização. A vacina contra o HPV também está disponível na rede pública para as meninas na faixa etária dos 9 aos 14 anos.
Sarampo
Casos registrados em países da Europa e também na Argentina colocaram o Ministério da Saúde em alerta contra o sarampo. O Brasil não registra casos de sarampo desde julho de 2015 e é considerado um país livre da circulação do vírus. A preocupação é especialmente pelo período de férias escolares que se aproxima.
A recomendação é que quem vai viajar para locais onde foram registrados casos de sarampo recentemente, deve se vacinar com 15 dias de antecedência para garantir a imunização contra o sarampo. Quem está voltando destes locais, deve manter atenção por três semanas após o retorno. Se aparecerem sintomas como manchas avermelhadas pelo corpo e febre, é importante procurar atendimento médico.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por gotículas de saliva que saem da boca, do nariz ou da garganta. Quem já teve sarampo, tem imunidade. Quem não teve, deve se vacinar. A Tríplice Viral, é a vacina que protege contra o sarampo e também contra a rubéola e a caxumba. São duas doses para pessoas com até 29 anos de idade.
Para a faixa etária até os 49 anos, uma dose garante a imunização. “Quem está nesta faixa etária e não tomou nenhuma dose da Tríplice Viral deve procurar as nossas salas de vacina, aproveitar e já levar o cartão de vacinação para ser atualizado”, informa Gisele. O atendimento nas salas de vacina é de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 16h30.