Prática artística valoriza projeto de educação patrimonial “Você é Poços”

pratica artistica 02

Lavínia Gomes Ferreira, aluna da E.M. Wilson Hedy Molinari, durante prática artística

A esperta Lavínia Gomes Ferreira, de 8 anos, ficou encantada com a visita ao Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. “Achei tudo muito interessante. Com essa visita ao Museu, aprendemos muitas coisas importantes. Gostei bastante da parte dos animais e o que mais me chamou a atenção foram os ossos dos crocodilos”, contou animada.

Aluna da E.M. Wilson Hedy Molinari, ela participou do último dia de visita das escolas municipais, dentro do primeiro roteiro do projeto de educação patrimonial “Você é Poços”. Nesta quarta-feira (21), alunos do Colégio Municipal José Vargas de Souza também participaram do projeto, que une visita monitorada às Thermas Antônio Carlos e ao Museu, prática esportiva no Parque José Affonso Junqueira e prática artística, também no Museu.
“O objetivo da prática artística é proporcionar um momento de fechamento ao projeto, para que as crianças tenham uma ideia de pertencimento, por meio de uma atividade que seja marcante e significativa”, explica a pedagoga Marília Freitas Rossi, uma das profissionais envolvidas no “Você é Poços”.
Nessa etapa, os alunos escolhem entre os desenhos das fachadas das Thermas ou do Museu, em folha A3, e podem realizar qualquer tipo de intervenção, como colagem, recorte, desenho com giz de cera e pintura. “Temos resultados maravilhosos. A ideia é mostrar para as crianças que o espaço é deles, que é um espaço público de propriedade deles também e esse momento acontece de forma lúdica”, destaca a pedagoga.
Para o professor articulador do Programa Mais Educação, Roberto Henrique Ramiro, que acompanhou a visita da E.M. Wilson Hedy Molinari, as intervenções despertam o lado artístico dos alunos. “Acredito que a arte está incluída em todas as esferas, principalmente quando a gente fala sobre educação. Nós precisamos trazer mais arte para perto das crianças, para que elas se sintam incluídas, para que possam também desenvolver esse lado artístico”, afirma.
A arte-educadora da Secretaria Municipal de Educação, Daniela Marco Antônio Alvisi, ressalta que a prática artística é capaz de construir um vínculo entre as ações de educação patrimonial e os alunos envolvidos. “O objetivo é conseguir um vínculo com esses participantes. Quando eles recebem as pranchas com as imagens reproduzidas do nosso patrimônio arquitetônico e têm a possibilidade de propor intervenções para conservação, chamamento de público e continuidade da presença desses lugares no nosso espaço coletivo, os estudantes se sentem diretamente ligados a esses locais. Então, um dos objetivos do projeto é exatamente construir esse sentimento de pertencimento, porque cuidamos daquilo que temos como nosso”, defende.
A artista plástica informou também que a meta é construir um acervo visual com as produções dos alunos neste primeiro roteiro, que englobou o patrimônio arquitetônico da cidade, tanto para divulgar como para alimentar ações de preservação. “Realmente acreditamos na arte como um veículo de promoção da cidadania, da constituição da noção de povo, de coletividade e de melhoria para vida das pessoas. Assim, a prática artística no projeto é imprescindível, pelo seu conteúdo estético, histórico, educacional e também de preservação do nosso patrimônio”, finaliza.
A última visita do primeiro roteiro do projeto “Você é Poços”, chamado “Acordes da Memória”, será realizada na próxima quarta-feira, dia 28, com grupos convidados da Secretaria Municipal de Promoção Social. O segundo roteiro do projeto terá início em agosto.
Você é Poços (1)