Sérgio Azevedo defende que recursos obtidos com a concessão de trechos das rodovias mineiras sejam investidos na região

Audiência Pública aconteceu na manhã desta terça, 20, no auditório do Sest/Senat

O prefeito de Poços, Sérgio Azevedo, defendeu, durante audiência pública realizada na manhã de terça 20, que os recursos arrecadados pela concessão de trechos de rodovias que ligam municípios mineiros a Poços , sejam revertidos em melhorias para a região. O assunto foi discutido em evento promovido pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, no auditório do Sest/Senat, em Poços de Caldas, e congregou prefeitos e representantes de cidades que fazem divisa com Poços. As concessões são relativas aos trechos das rodovias: BR-459, BR-146, MG-290, MG-455 e MG-459, que ligam Poços a Andradas e Poços a Pouso Alegre, passando por Caldas. A proposta inda inclui a instalação de dez radares na região. A audiência contou com a presença do secretário de Estado de Obras Públicas, Murilo de Campos Valadares.

Outro aspecto abordado foi quanto ao preço a ser cobrado, de R$ 7,00. O prefeito também ponderou sobre o valor. “Temos os aspectos turístico e também dos trabalhadores que se utilizam diariamente destas rodovias. Sou a favor dos pedágios, para que haja uma manutenção adequada e novos investimentos nas rodovias. Mas, o valor tem que ser bem estudado para que não sacrifique os usuários. O remédio, se for na dose exagerada, vira veneno”, destacou Sérgio Azevedo.

Quanto à outorga, que será paga ao governo do Estado pelas empresas que ganharem a licitação para exploração dos referidos trechos, a sugestão do prefeito de Poços foi de que os valores sejam revertidos integralmente para obras na própria região, onde estão os trechos. “Sugeri que isso fosse constado na lei, já que a audiência pública foi realizada com objetivo de colher sugestões à minuta do edital. Quem sabe possa ser acolhida pelo governo do Estado e traga melhorias para a região”, explica o prefeito.

A expectativa é de que em julho seja publicado o edital e em outubro, ou inicio de novembro, já seja assinado o contrato de concessão. O modelo de concessão será por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com cessão por 30 anos. A previsão é de que os municípios devam receber, com tributos gerados pelos pedágios, mais de R$ 257 milhões, ao final dos 30 anos.

Pedágios

Ao todo, serão sete praças de pedágio na região, sendo uma na BR 146 no trecho entre Andradas e Poços de Caldas, na altura do Km 544,8, próximo ao Clube da Uva.
Outras três na BR 459, entre Poços de Caldas e Caldas no km 24,7 próximo à Gruta de Caldas, no km 77,3 em Congonhal e no km 143,3 entre Santa Rita do Sapucaí e Itajubá.
Ainda serão mais duas praças de pedágio na MG 290 entre Pouso Alegre e Jacutinga e uma na MG 459 em Monte Sião.
As discussões vão até sexta-feira, 23, com audiências previstas em Itajubá, Pouso Alegre, Inconfidentes e Belo Horizonte. Mais informações podem ser obtidas no site www.transportes.mg.gov.br