Conferência Municipal de Assistência Social acontece dia 6

post-facebook (1)

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Promoção Social realizam, no dia 6 de junho, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontece no Espaço Cultural da Urca. de 8h às 18h. A conferência é importante para avaliar a implantação da Política de Assistência Social e verificar o aperfeiçoamento do Suas (Sistema Único de Assistência Social).
Pela manhã, o evento conta com apresentação da secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins e palestra sobre o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS: Organizar, lutar e resistir”, por Érica Andrade Rocha – Psicóloga – Conselheira no Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS – Representante Conselho Regional de psicologia no segmento do trabalhador e coordenadora da Comissão Estadual de Psicologia e Política de Assistência.
As conferências preparatórias aconteceram de 4 a 11 de maio, nos bairros, centro e também região rural. Foram realizadas oito reuniões, que discutiram os seguintes temas (eixos):A Proteção Social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais’; ‘Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS’; ‘Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais’; ‘A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais’.
Confira a programação completa da XI Conferência Municipal de Assistência Social:
08:00 às 08:45 – Credenciamento e Coffee Break.
09:00 – Início da X Conferência Municipal de Assistência Social, com a composição da mesa; execução do Hino Nacional; discurso da presidente do CMAS Marina Cunha Ulian; manifestação dos componentes da mesa.
09:45 – Leitura e aprovação do Regimento.
10:00 – Apresentação da Secretária Municipal de Promoção Social Luzia Teixeira Martins.
10:45 – Palestra: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS: Organizar, lutar e resistir”, por Érica Andrade Rocha – Psicóloga – Conselheira no Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS – Representante Conselho Regional de psicologia no segmento do trabalhador e coordenadora da Comissão Estadual de Psicologia e Política de Assistência.
11:30 – Intervalo para almoço.
13:00 – Discussão dos grupos de trabalho:
15:00 – Coffee Break.
15:30 – Plenária para aprovação das propostas e eleição dos delegados para a Conferência Regional de Assistência Social.
18:00 – Encerramento e entrega de certificados.