Prefeitos da região assinam protocolo para fortalecimento do projeto 'Região Vulcânica'

Vice-prefeito Flávio Faria destacou a construção regional de políticas públicas voltadas ao agricultor

Seis prefeitos da região e representantes de outros quatro municípios, que participaram do I Fórum da Região Vulcânica de Poços de Caldas, assinaram um protocolo de intenção com o objetivo de fortalecer o projeto que cria a Região Vulcânica. O projeto congrega os municípios de Andradas, Botelhos, Bandeira do Sul, Campestre, Cabo Verde, Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama , Caldas e Poços, de acordo com levantamento geográfico realizado pela Epamig.
O fórum aconteceu na noite de quarta, 24, na Câmara de Vereadores de Poços e foi promovido pela Associação Cafés Vulcânicos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços, Sebrae e IF Suldeminas, campus Machado.
A assinatura do protocolo aconteceu logo após palestra proferida pelo professor Leandro Carlos Paiva, do IF Suldeminas, campus Machado. Ele abordou o tema ‘Região Vulcânica de Poços de Caldas-Indicação Geográfica (IG)’, destacando as caractetísticas do solo vulcânico e todo o processo para obtenção da IG, fornecendo uma visão sobre as implicações para a região tanto na comercialização dos cafés como nos negócios, comércio, turismo, artes, projeção internacional, entre outros.
“Primeiro iremos trabalhar com o café, que irá levar o selo , depois pode ser vinho, cristais, água mineral, ou seja, qualquer material que tenha origem nesta região, de solo vulcânico. O selo irá garantir a procedência e combater a falsificação”, destaca o professor. Ele informou ainda que o processo de obtenção da IG já conta com histórico, estudo geográfico e estudo geológico e está finalizando com levantamento da qualidade dos cafés. Após finalizado, toda documentação será enviada ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), que é o órgão que emite a IG.
O presidente da Associação Cafés Vulcânicos, Marcos Sanches, destacou as qualidades únicas do café produzido na região. “Poços está localizada numa caldeira vulcânica que a própria fotografia de satélite mostra. A região apresenta solos férteis , grande altitude, com insolação muito grande durante o dia e temperaturas baixas à noite. Esta diferença de temperaturas, mais a acidez do solo, é o que confere uma bebida marcante, com nuances diferenciadas. Nosso trabalho, enquanto associação, será orientar os produtores na pós colheita, no processo de secagem e também na torra, além de levar este produto singular para o exterior”.
Para o analista técnico do Sebrae, Ivan Figueiredo, é imprescindível que os produtos tenham um diferencial que os destaquem no mercado. “Esta iniciativa vai representar um grande avanço ,não só na cafeicultura mas também em vários segmentos. É fundamental ter um destaque , um diferencial. Isso se dá com qualidade e também identidade única, particular, que torne único este produto. Neste sentido, temos um grande potencial, uma região que é tão rica no solo, na cultura e na história,. Nesta pespectiva, nós do Sebrae abraçamos esta causa e iremos trabalhar jutnos”.
Já o vice-prefeito de Poços, Flávio Faria, destaca que o objetivo do Forum é o de construir um trabalho regional para agregar valor à agricultura . “Devemos construir, regionalmente, políticas públicas para avançar, para valorizar a nossa cafeicultura. Espero que deste primeiro encontro saiam diretrizes para que cada um contribua para este desenvolvimento e, quem sabe, em pouco tempo, estaremos comercializando o nosso café vulcânico na Europa”.
Participaram do I Forum da Região Vulcânica de Poços de Caldas os prefeitos de Bandeira do Sul, José dos Santos; de Caldas, Ulisses Guimarães Borges; São Sebastião da Grama, Ricardo Ribeiro Florido; Caconde, José Bento Felizardo Filho; vice-prefeito de Campestre, Rafael dos Santos; Poços de Caldas, Sérgio Azevedo e o vice, Flávio Faria, além de secretários municipais e representantes dos demais municípios da região vulcânica: Andradas, Botelhos, Cabo Verde e Divinolândia.
A próxima reunião para dar seguimento às discussões acerca do tema será realizada no dia 2 de junho, às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, localizada à rua Pernambuco, 265
Região vulcânica
A região vulcânica de Poços de Caldas já é reconhecida devido à sua formação geológica diferenciada e a presença das águas quentes e com grande teor de enxofre. Estas caracteristicas levaram a Associação dos Cafés Especiais de Poços de Caldas- CAFÉS VULCÂNICOS a investir neste diferencial para conseguir a INDICAÇÃO GEOGRÁFICA (IG) desta região única no Brasil e no mundo e garantir uma certificação através de um SELO de procedência para os cafés desta região.
Desde o início deste processo, iniciado há quatro anos, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, Sebrae, Emater, Café Poços, Sindicato Rural e IFSul de Minas-campus Machado já se sabia que a região incluiria outras cidades além de Poços de Caldas. E, isto se comprovou agora com o levantamento geográfico em andamento pela EPAMIG.