Você está em:

Secretaria de Saúde monitora cobertura vacinal contra febre amarela

A partir de segunda-feira, 29, profissionais de imunização da Secretaria de Saúde vão fazer o monitoramento de cobertura vacinal da febre amarela. As equipes vão percorrer 20 setores da cidade, conversar com os moradores, conferir cartões de vacinação e aplicar a dose da vacina em quem ainda não foi imunizado. O público-alvo é bastante amplo, começa nas crianças a partir dos 9 meses e vai até os adultos com 59 anos de idade. Todos os profissionais envolvidos estarão identificados com jalecos. O trabalho vai até 3 de junho. O levantamento é amostral e tem a meta de avaliar 75 pessoas por setor, escolhidas de forma aleatória. "Até então, o registro de percentual de imunização contra a febre amarela era feito apenas para o público infantil. O objetivo deste monitoramento é saber como está a cobertura vacinal no público adulto", explica Gisele Scatola, responsável técnica de imunização. Gisele reforça ainda que, para o êxito deste monitoramento rápido, a colaboração da população será fundamental. "A gente precisa muito que os moradores recebam nossos agentes com o cartão de vacinação para a conferência, esse apoio vai facilitar o trabalho", diz. Uma dose comprovada no cartão de vacinação vale como imunização contra a febre amarela para a vida toda. A vacinação contra a doença foi intensificada depois que um surto de febre amarela atingiu os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Poços, não houve ocorrência de febre amarela em humanos. A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível durante todo o ano nos postos.

Vacina está disponível nas unidades de saúde; equipes vão passar nas casas para fazer levantamento amostral


A partir de segunda-feira, 29, profissionais de imunização da Secretaria de Saúde vão fazer o monitoramento de cobertura vacinal da febre amarela. As equipes vão percorrer 20 setores da cidade, conversar com os moradores, conferir cartões de vacinação e aplicar a dose da vacina em quem ainda não foi imunizado.
O público-alvo é bastante amplo, começa nas crianças a partir dos 9 meses e vai até os adultos com 59 anos de idade. Todos os profissionais envolvidos estarão identificados com jalecos. O trabalho vai até 3 de junho.
O levantamento é amostral e tem a meta de avaliar 75 pessoas por setor, escolhidas de forma aleatória. “Até então, o registro de percentual de imunização contra a febre amarela era feito apenas para o público infantil. O objetivo deste monitoramento é saber como está a cobertura vacinal no público adulto”, explica Gisele Scatola, responsável técnica de imunização.
Gisele reforça ainda que, para o êxito deste monitoramento rápido, a colaboração da população será fundamental. “A gente precisa muito que os moradores recebam nossos agentes com o cartão de vacinação para a conferência, esse apoio vai facilitar o trabalho”, diz. Uma dose comprovada no cartão de vacinação vale como imunização contra a febre amarela para a vida toda.
A vacinação contra a doença foi intensificada depois que um surto de febre amarela atingiu os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Poços, não houve ocorrência de febre amarela em humanos. A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível durante todo o ano nos postos.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social