Você está em:

Ação de combate ao Aedes aegypti passa pelo bairro Kennedy II

Agentes de endemias irão limpar as margens do ribeirão e entregar panfletos nas residências

Agentes de endemias irão limpar as margens do ribeirão e entregar panfletos nas residências


Neste sábado, 27, uma ação de mobilização e saúde vai ser realizada no Jardim Kennedy II. Durante a manhã, agentes de endemias e atiradores do Tiro de Guerra vão fazer a limpeza das margens do ribeirão que corta o bairro e da área verde próxima ao aeroporto, para recolher garrafas e embalagens vazias que possam acumular água parada, ambiente ideal para os criadouros do mosquito da dengue, que também transmite chikungunya e zika.
A ação vai incluir visita às residências e entrega de panfletos com orientações e um check list para ajudar os moradores no controle dentro de casa. O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, vai de 7 a 10 dias, por isso é tão importante manter vigilância periódica. “Se a população verificar e eliminar os criadouros semanalmente, já conseguimos garantir que este ciclo vai ser interrompido e consequentemente evitar o nascimento de novos mosquitos”, explicou Aretha Carneiro Corrêa, responsável pelo setor de Educação Ambiental da secretaria de Saúde.
Coleta Seletiva e ‘Cata-Treco’
O caminhão da coleta seletiva, que passa todos os sábados, no Jardim Kennedy II participará da ação. Uma forma de evitar que os moradores acumulem embalagens vazias em casa. A coleta seletiva recolhe alumínio, plástico, vidro e papelão. É necessário que as embalagens sejam lavadas para a retirada de resíduos orgânicos.
Na ocasião, a população também será orientada sobre o serviço ‘cata-treco’ da secretaria de Serviços Públicos, que recolhe colchões, móveis, tábuas. Sem esta destinação correta, tudo isso nas ruas, em terrenos ou calçadas vira entulho e consequentemente, potenciais focos do mosquito transmissor. O ‘cata-treco’ é um serviço permanente que deve ser solicitado sempre que necessário, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, pelos telefones 3697-2073 (zona Oeste e Centro), 3697-2188 (zona Leste) e 3697-2319 (zona Sul).
A ação de mobilização e saúde deste sábado vai envolver os agentes de endemias da Vigilância Ambiental, as equipes da secretaria de Serviços Públicos e os atiradores do Tiro de Guerra. A empresa Circullare, parceira na ação, vai fornecer o transporte dos atiradores e agentes até o Jardim Kennedy II e o retorno deles, do bairro ao centro da cidade. Após o mutirão, a Secretaria de Serviços Públicos irá realizar a poda da vegetação às margens do ribeirão.
 
Atualização
Como parte deste trabalho de prevenção, na tarde de quinta, 25, 75 agentes de endemias trocaram as ruas pela sala de aula, para participar do minicurso ‘Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti no Brasil – Prevenção e Controle’. A atividade de quatro horas, conduzida pela bióloga Jaqueline Martins, especialista no assunto, é uma iniciativa do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas. “É muito importante porque é mais informação que nossos agentes terão para repassar às pessoas, nas visitas de rotina. “, disse o secretário de Saúde Carlos Mosconi.
 
Números de Poços
Segundo dados do Sinam – Sistema de Informação e Notificação de Agravos, do Ministério da Saúde, no primeiro quadrimestre de 2017, Poços de Caldas teve 57 casos suspeitos de dengue e apenas 1 confirmado, provavelmente um caso importado, já que o paciente havia viajado para o interior de São Paulo e logo após o retorno, apresentou os sintomas da doença.
Já para a febre chikungunya, foram 15 notificações e três confirmações, enquanto que para zika, não houve nenhum registro durante o período.
O LIRAA – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegipty é uma pesquisa amostral, realizada três vezes por ano. Os agentes visitam casas em quarteirões escolhidos por meio de sorteio, para verificar a existência de focos positivos do mosquito.
Os últimos resultados colocaram Poços abaixo de 1% no índice de classificação do Ministério da Saúde, faixa considerada com baixo risco de epidemia. “Os agentes sempre trabalham uniformizados, com identificação. Nós precisamos da ajuda da população, não só recebendo nossos agentes mas, também, mantendo vigilância e adotando os cuidados constantes de limpeza dentro de casa”, alertou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social