Museu e Academia Varginhense de Letras contam a história de Oneyda Alvarenga

Museu
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas está com a exposição ‘Oneyda Alvarenga & Eu – Seu tempo, Sua Busca, Sua Obra’. A mostra é realizada em parceria com a Academia Varginhense de Letras, Arte e Ciências, e traz a trajetória de Oneyda Alvarenga (1911-1984), musicista, poetisa, folclorista e etnóloga, reconhecida pela densa pesquisa sobre música popular brasileira.
Nascida em Varginha, Oneyda foi aluna e amiga de Mário de Andrade, pioneiro da poesia moderna brasileira. Depois do falecimento do escritor, a musicista sul-mineira ficou responsável por organizar e catalogar a obra do autor, para a Discoteca Pública Municipal.
Localizada no Centro Cultural São Paulo (SP), desde 1982, a a discoteca traz, há muito anos, o nome de Oneyda Alvarenga. A curadoria da exposição está a cargo de Anita Di Marco e Vanessa Reis, com pesquisa de José Roberto Sales.
O Museu funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábado, das 12h às 18h e domingo das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone 3697.2197.
A mostra, que pela primeira vez está em Poços de Caldas, já foi realizada, em 2015, na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Varginha, e na Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), Alfenas.