Salas de Vacinação funcionam até às 20h nesta quinta, para imunização contra a gripe

vacina gripe (1)

Quem faz parte do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a gripe, tem até a próxima sexta-feira, 26, para se imunizar. A boa notícia é que em Poços de Caldas, as 19 salas de vacinação terão o horário de atendimento estendido até às 20 horas, na quinta-feira, 25, penúltimo dia da campanha. “Vai ser uma oportunidade a mais para as pessoas que trabalham e que não podem ir até as salas de vacinação, no horário normal de funcionamento, que é até às 16h30. Muitas mães também reclamam que neste horário ainda estão buscando as crianças na creche ou na escola, então esse horário estendido foi pensado para atender a estas pessoas”, explica Juliana Loro Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Grupo Prioritário
Assim como em todo o Brasil, em Poços a meta de vacinar 90% do grupo prioritário ainda não foi atingida. De acordo com o último levantamento, realizado no dia 13 de maio, dos grupos que podem receber a vacina pelo SUS, no município os trabalhadores da saúde têm a maior cobertura vacinal, 69,46%, seguidos dos idodos com 64,61% e das gestantes com 48,35%. Entre as puérperas, mulheres que tiveram bebê recentemente, a cobertura é de 46,59% e, entre as crianças com menos de 5 anos, a cobertura está em 33,20%.
Também fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde : indígenas (sem população em Poços), população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional e pacientes com comorbidades, doenças crônicas ou que possam comprometer a imunidade. Para este último caso, é necessário apresentar prescrição médica de vacinação. A novidade deste ano é a inclusão dos professores das redes pública e privada de ensino no grupo prioritário. “Precisamos atingir a meta para evitar que o vírus circule. A imunização deste grupo significa proteção também para quem não está vacinado. E se não houver uma boa cobertura este ano, podemos ter problemas no ano que vem”, alertou Gisele Scatola, responsável técnica de imunização.

O secretário de Saúde Carlos Mosconi faz um apelo para que a população aproveite os últimos dias da campanha. “A vacina tem um papel importantíssimo porque é proteção para este público mais vulnerável, que tem mais chance de adoecer, especialmente em uma cidade com baixas temperaturas como a nossa”.

Vacina
A dose disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS – Organização Mundial da Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção da doença. O organismo leva em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que fazem a proteção contra a gripe, por isso o ideal é que as pessoas se vacinem neste período que antecede a chegada do inverno. Este ano, nenhum caso de SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave foi registrado em Poços de Caldas.

Pontos de Vacinação
Confira os endereços das salas de vacina. Todas as unidades estarão abertas nesta quinta, 25, até às 20 horas. Nos demais dias, de segunda a sexta-feira, o atendimento normal vai até às 16h30.

SALAS DE VACINA ENDEREÇO BAIRRO
1. UBS CENTRO RUA PERNAMBUCO , Nº 495 CENTRO