Equipe do SAMU realiza parto no Parque Pinheiros

Equipe do SAMU Davi Delgado (esq), a enfermeira Rosimar Costa e o técnico em enfermagem, Fabiano de Paula, com a pequena Isabelly

Uma ocorrência feliz alegrou o plantão das equipes do SAMU – Serviço Móvel de Urgência, no final de semana. Nas primeiras horas de sábado, a central de regulação recebeu o chamado de uma gestante, de 28 anos, moradora do Parque Pinheiros. Chegando até o local, o técnico de enfermagem Fabiano Rodrigo de Paula Mello constatou que não haveria tempo hábil para transporte da mãe e solicitou o apoio da viatura avançada do SAMU. O parto foi realizado ainda pela pela primeira equipe, que teve como condutor David Delgado. A segunda equipe, composta pelo condutor Ilberto Cândido da Silva, o médico Rodrigo Borges Figueiredo e a enfermeira Rosimar Spinelli Sargaço Pinheiro Costa, deu apoio nos cuidados prestados a mãe, Flaviane e a criança, Isabely.
Ambas foram encaminhadas a Santa Casa, estão bem e aguardam alta médica. “É uma benção que vem do céu. A gente que está acostumado a lidar com tragédias, com a perda de vidas, ter a oportunidade de ver uma criança vir ao mundo assim, tão linda e com saúde, é fôlego pra continuar”, comemorou Rosimar. O pai da criança, Francisco Fernando Figueiredo fez questão de elogiar o atendimento prestado. “Todos fazem parte de uma equipe muito gentil, atenciosa e o atendimento recebido por nós foi maravilhoso. O SAMU é um órgão que precisa ser valorizado na nossa cidade”, afirmou. O secretário de Saúde Carlos Mosconi, reforça a importância deste reconhecimento por parte da população. “Nossos serviços de atendimento de saúde têm profissionais compromissados, dedicados e com o SAMU não é diferente. Muito bom ter esse reconhecimento das pessoas atendidas, porque isso é um incentivo para os nossos servidores”, disse Mosconi.
Equipe e Estrutura
O SAMU em Poços tem três ambulâncias básicas e uma avançada. Trabalham no serviço, cerca de 80 profissionais, divididos entre os setores administrativo e de serviços gerais, central de regulação e ambulâncias. As ambulâncias do SAMU são para o atendimento de casos de urgência e emergência em que há risco de vida. Em média, são 4.200 ligações e 750 atendimentos por mês, com deslocamento de viaturas.
Deste total de ligações, quase 700 foram trotes em abril, número que reforça a necessidade de conscientização da população quanto a esta prática que só prejudica o atendimento prestado. “Mesmo quando conseguimos identificar que se trata de um trote e não enviamos a viatura, ainda assim esse chamado desnecessário ocupa a linha e impede atender a uma ocorrência de necessidade real. Em outros casos, a ambulância é enviada e quando chega ao local informado, a equipe descobre que o endereço não existe ou que ninguém naquele endereço solicitou o serviço. Quem faz isso precisa entender que pode prejudicar gravemente outras pessoas”, alertou Nair Teodora Smith Chuva, diretora do SAMU.
O SAMU também faz a regulação da ambulância do transporte sanitário que fica na UPA, para atender pacientes que têm dificuldades para se locomover, que precisam do transporte para outros atendimentos de saúde mas que não se enquadram em urgências e emergências.
Novas Ambulâncias
Na última sexta-feira, 19, o vice-prefeito Flávio Faria esteve em Três Corações, para receber mais três novas ambulâncias do Governo de Minas, para o SAMU. Os novos carros não vão aumentar a frota em circulação, mas vão possibilitar a criação de uma frota reserva, que será utilizada em caso de quebra ou manutenção das quatro viaturas utilizadas. O SAMU atende 24 horas e o número para solicitação do serviço é o 192.