Poços recebe três ambulâncias do Governo do Estado para o SAMU

Vice-prefeito Flávio Faria recebeu a chave das três novas ambulâncias que reforçam o atendimento na cidade

O vice-prefeito Flávio Faria esteve nesta sexta-feira, 19, em Três Corações, para receber três ambulâncias para o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A entrega foi feita pelo diretor geral do DEER – Departamento de Edificações, Estradas de Rodagem de Minas, Djaniro Silva. A solenidade previa a presença do Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, mas o comando de voo não permitiu o pouso da aeronave em que ele viajava, por causa da chuva. “Nós sabemos a importância do serviço de urgência e emergência móvel para os cidadãos de Poços de Caldas. Temos profissionais que se empenham para prestar o melhor atendimento e que agora terão mais estrutura para o trabalho. Por isso agradeço o apoio do Secretário Estadual de Governo, Odair Cunha e da Deputada Estadual Geisa Teixeira nesta conquista”, disse o vice-prefeito.
Além de Poços de Caldas, o Governo de Minas entregou duas ambulâncias para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas – Cissul. Na solenidade, realizada na Comunidade Casa de Saúde Santa Fé em Três Corações, também foi autorizada o início da construção de uma ponte sobre o rio do Peixe, reivindicação dos moradores daquela região.
SAMU
Atualmente, o SAMU em Poços tem três ambulâncias básicas e uma avançada. A diretora do serviço explica que as novas ambulâncias não vão aumentar a quantidade de carros circulando para o serviço, mas vão possibilitar manter sempre quatro ambulâncias no atendimento. “As ambulâncias em atividade já têm um desgaste natural, pelo tempo de uso. Nós vamos colocá-las como ambulâncias reserva e utilizar estes três novos carros no dia a dia. Tendo a reserva, mesmo que um carro pare por quebra ou para manutenção, sempre teremos quatro ambulâncias em circulação”, disse Nair Teodora Smith Chuva.
As ambulâncias do SAMU são para o atendimento de casos de urgência e emergência em que há risco de vida. Em média, são 4 mil e 200 ligações e 750 atendimentos por mês. O SAMU também faz a regulação da ambulância do transporte sanitário que fica na UPA, para atender pacientes que têm dificuldades para se locomover, que precisam do transporte para outros atendimentos de saúde mas que não se enquadram em urgências e emergências.
Das quatro ambulâncias do SAMU, uma unidade básica é totalmente custeada pelo Município. As outras três, duas básicas e uma avançada, têm os custos divididos: 50% pelo Ministério da Saúde, 25% pelo Estado e 25% pelo Município. Para o secretário de Saúde Carlos Mosconi, essas parcerias são fundamentais. “Precisamos disso, dessa união, para melhorar cada vez mais o nosso atendimento”.
O SAMU atende 24 horas e o número para solicitação do serviço é o 192.