Poços é apresentada como destino turístico na Europa

Prefeito discursa em solenidade que apresentou Poços como cidade membro da EHTTA

Prefeito Sérgio Azevedo assinou, na tarde de quarta, 17, termo de adesão de Poços de Caldas à European Historic Thermal Association (EHTTA), o que a tornou a primeira cidade brasileira e, também, a única fora da Europa, a integrar uma rota termal mundial, na qual estão inseridos importantes balneários europeus. O termo de adesão foi assinado durante assembleia da EHTTA, em Caldas da Rainha, Portugal, onde o prefeito participa da Semana Termal na cidade-irmã de Poços.
Fundada em 2009, a EHTTA congrega 40 cidades de 13 países da Comunidade Europeia. Entre eles Itália, Espanha, Bélgica e França, locais reconhecidos mundialmente pelo histórico e famosos serviços balneários de águas termais. Seu presidente, Giuseppe Bellandi participou da solenidade, ao lado do prefeito, que manteve contato ainda com o prefeito de Caldas da Rainha, Tinta Ferreira e autoridades europeias.
A assinatura do termo adesão à EHTTA ocorreu logo após palestra proferida pela diretora de Serviços Termais de Poços, Jussara Marrichi, que destacou a história de Poços e o papel fundamental das águas para o desenvolvimento do município. Após a palestra, o Ministro Sales , em seu pronunciamento, disse que se sentiu na Europa, ao ver as fotos mostradas pela diretora.
De acordo com o prefeito Sérgio Azevedo, após a aceitação favorável das autoridades europeias e de todos os presentes à palestra de Jussara Marichi, confirmando a inserção de Poços à EHTTA, o momento se mostrou ideal para o turismo de Poços. “Após este grande reconhecimento aqui em Portugal. ao chegarmos ao Brasil, vamos dar início a uma grande campanha de marketing, com mídia nacional, destacando o fato da nossa cidade integrar a rota termal europeia, convidando a todos para conhecer Poços. Será um grande avanço para o setor, sem dúvida nenhuma”.
O prefeito, acompanhado de sua esposa e a diretora cumprem extensa agenda em Caldas da Rainha durante esta semana. Entre os compromissos, visita ao Hospital Termal, assembleia da EHTTA, Feira dos Frutos 2017 (com apresentação do café vulcânico de Poços), Reunião para assinatura de procotolo com a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas e a prefeitura de Caldas da Rainha . Na quinta, dia 18, houve a Jornada da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, com visita às captações de água termal e Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, além de visita ao Centro de Artes local;
Ainda na quinta, prefeito visitou a sede de uma indústria na Espanha, que estuda a possibilidade de instalar uma unidade em Poços. “A visita foi muito produtiva, estou muito confiante que, dentro de alguns meses, teremos uma ótima noticia para Poços, trazendo empregos e geração de renda”, informou o prefeito.
Encerrando a semana, na sexta, as autoridades poços-caldenses participam de reunião da Diretoria da ETEO, para firmar convênio de cooperação técnica com o IF Suldeminas, campus Poços, no âmbito de energias renováveis, além de visita a uma fábrica local e abertura de uma feira agropecuária. No sábado, a diretora das Thermas profere palestra no encerramento da Semana Termal de Caldas da Rainha, ressaltando as propriedades da água sulfurosa .O retorno ao Brasil acontece no domingo, 21.
 Sérgio Azevedo e as autoridades: dr. Pedro Cantista (Sociedade Portuguesa de HIdrologia Mèdica); prefeito de CAldas da Rainha, Tinta Ferreira; ministro português, Salles; e Giuseppe Bellandi, presidente da EHTTA e também diretor do balneário de Montecatini, na Itália