Conselho Curador do Jardim Botânico toma posse

Prefeito desejou bom trabalho a todos os conselheiros

Tomaram posse, na noite da última quarta, 26, na Casa dos Conselhos,os novos membros do Conselho Curador da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC). Foram empossados pelo prefeito Sérgio Azevedo, 18 membros e seus respectivos suplentes, indicados pela sociedade civil e também pela própria administração. O novo conselho tem mandato de quatro anos. Participaram da solenidade o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, de governo, Celso Donato, o adjunto de Planejamento, Antonio Carlos Alvisi  e o vice-prefeito Flávio Faria.
O conselho curador é uma unidade colegiada de direção superior da Fundação Jardim Botânico. A FJBPC foi fundada em 25 de julho de 2003. O exercício do mandato dos membros do conselho curador é gratuito e sua função é considerada de caráter relevante para a cidade. Cabe a ele determinar a orientação geral dos trabalhos da fundação, observadas as diretrizes da política municipal do meio ambiente e resoluções do Conama; aprovar os planos anuais e plurianuais do trabalho da Fundação, inclusive as propostas orçamentárias; aprovar o relatório anual das atividades , a prestação de contas e o balanço geral, entre outras atribuições.
Após a assinatura do termo de posse, o secretário de governo Celso Donato conduziu a votação para eleição de presidente do conselho curador. Após eleição por voto secreto, ficou estabelecida a presidência do conselho para João Neves Toledo, tendo como vice Gabriel Tarquínio Bertozzi e como secretário Marcel Filipe Martins Lopes.
De acordo com Joâo Neves, que já ocupou o cargo de presidente da FJBPC por nove anos e nove meses, o grande desafio deste conselho será a implantação do Plano de Cargos e Salários da fundação, para que possa ser realizado concurso e o órgão possa ter servidores fixos. “O Jardim Botânico de Poços é um dos melhores do país, pois já nasceu com essa finalidade. Um dos nossos desafios é manter a excelência da nossa instituição”, informa o arquiteto, que ocupa a presidência da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.
Na última quinta, 27, o conselho curador se reuniu para receber possíveis nomes para ocupar a presidência da Fundação Jardim Botânico. Coube ao prefeito Sérgio Azevedo a decisão final e optou por Valdir Sementile para o cargo de presidente da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas.
Confira os conselheiros da Fundação Jardim Botânico:
Titular:Maria Lúcia Ribeiro Mosconi
suplente: Fabiano Costa Teixeira