Fórum Regional debate reforma trabalhista e da previdência

Fórum Regional do Trabalhador, promovido pela Prefeitura através da Sedet, debateu as reformas da Previdência e Trabalhista

O Fórum Regional do Trabalhador, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet,) aconteceu na manhã desta sexta-feira (28). O encontro, realizado a partir de construção coletiva, teve como principais temas as reformas da previdência e trabalhista, propostas pelo governo federal, que estão sendo apreciadas no Congresso Nacional.
Participaram do evento, realizado na sede da própria secretaria, trabalhadores e dirigentes de diversas categorias profissionais do município. No encontro, foram esclarecidos pontos importantes das duas reformas, como tempo de serviço e contribuição, idade mínima, diferença de gênero, também negociação salarial, trabalho terceirizado, representação sindical etc.
Os temas foram abordados pelo técnico do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico, Fernando Ferreira Duarte. Também por Thiago Caproni Tavares, diretor do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), e pelo consultor de negócios do Senac-Poços, Ronaldo Ciofi Jr.
O vice-prefeito, Flávio Faria, que também é titular da Sedet, falou que é importante a união em torno de um movimento sindical plural e independente das cores partidárias. Para ele, o fórum busca refletir sobre as coisas que estão ocorrendo no país e serve, também, para um debate diferenciado, que possibilite perceber formas novas de construir melhores políticas para valorizar os trabalhadores.