Prefeitura renova parceria e Programa AABB Comunidade volta em maio

aabb comunidade

Programa AABB Comunidade teve a parceria renovada

O Programa AABB Comunidade teve o convênio renovado, na manhã desta quinta-feira (27). O projeto, que atende 100 crianças do Programa Municipal da Juventude (PMJ), é realizado em conjunto pela Prefeitura de Poços de Caldas e o Banco do Brasil. O início das atividades está previsto para a segunda quinzena de maio.
Participaram da cerimônia de assinatura do convênio, o prefeito Sérgio Azevedo, o vice Flávio Faria, o gerente da agência do Banco do Brasil em Poços, Thiago Ráitz Laus, o presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Rodrigo Fernandes Scalvi, os secretários municipais, Wellington Guimarães Paulista (Esportes), Flávia Vivaldi (Educação) e Ana Alice de Souza (Administração).
Também estiveram presentes à cerimônia, realizada no gabinete, a gerente de Relacionamento de Governo do Banco do Brasil, Maria José Figueiredo, e a coordenadora do PMJ, Michele Santana.
O projeto, que completa quinze anos de atividades no município em 2017, foi renovado por mais quatro anos. A característica será mantida, que é a de promover o desenvolvimento dos estudantes de escolas públicas, na faixa etária entre 7 e 17 anos.
Sérgio lembrou que o AABB Comunidade conta com grande aprovação e considerou fundamental a iniciativa do Banco do Brasil. O prefeito ressaltou, também, a necessidade do Poder Público mudar o foco e buscar parcerias na iniciativa privada para dar conta, principalmente, de algumas questões de cunho social.
Flávia, que acompanhou o início da implantação do AABB Comunidade no município, considera o programa bem consolidado. Segundo a secretária, a importância da iniciativa pode ser observada através dos ganhos obtidos pela sociedade e, também, no grande interesse das famílias em disputar uma vaga no projeto.
Thiago e Scalvi, respectivamente gerente do Banco do Brasil e presidente da AABB, reafirmaram a proposta socioeducativa do programa, que busca também integrar família, escola e comunidade. De acordo com eles, o convênio tem missão de espírito público, daí a importância de promover atividades esportivas, culturais e ações de saúde para os jovens.
Prática pedagógica
O AABB Comunidade, como as demais unidades do PMJ, segue prática pedagógica sustentada por uma concepção de educação que privilegia a construção coletiva do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, também a autonomia e a consolidação da cidadania.
Os temas propostos para estudo estão distribuídos em nove grandes núcleos de conhecimentos: Acompanhamento pedagógico – Matematização; Acompanhamento pedagógico – Leitura e escrita; Comunicação e tecnologia da informação; Cuidado socioambiental; Cultura e artes; Direitos humanos e cidadania; Esportes e jogos; Saúde integral e Trabalho e protagonismo.
AABB Comunidade
Criado em novembro de 1986, o Programa AABB Comunidade está presente em cerca de 350 municípios em todas as regiões do país, atendendo mais de 40 mil crianças e adolescentes. O projeto busca a ampliação da democracia, educação transformadora e harmonia com as escolas. As atividades são mantidas pela Federação Nacional de AABBs (FENABB) e Fundação Banco do Brasil (FBB) e desenvolvidas nas sedes das Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABBs).