Contribuintes podem fazer doações para fundos municipais até a próxima sexta

imposto de renda campanha

Campanha “Imposto de Renda Solidário” visa destinar recursos para fundos municipais

Até as 23h59 da próxima sexta-feira (28), os contribuintes que ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda 2017 podem realizar doações para os fundos municipais, como o Fundo da Criança e do Adolescente.
Em Poços, os conselhos municipais de garantia de direitos desenvolveram a campanha “Imposto de Renda Solidário”, que visa orientar os contribuintes que declaram Imposto de Renda a destinarem parte do tributo a um fundo público que financia projetos sociais do município.
Os recursos financeiros obtidos por meio das doações financiam projetos que atuam na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos dos idosos, crianças e adolescentes, por exemplo.
Os recursos são aplicados em projetos e monitorados pelos diversos conselhos de direito de cada área (idosos, cultura, esporte, crianças e adolescentes). Podem realizar a doação, os contribuintes pessoas físicas ou jurídicas que optarem pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda.
A doação não representa um gasto adicional para o contribuinte, mas sim a destinação para os fundos municipais de uma parcela do imposto já devido à Receita Federal. Dessa forma, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.
No ato da declaração, o contribuinte pessoa física pode destinar até 3% do imposto devido aos fundos municipais. O limite para pessoa jurídica é de 1%. As doações ainda podem ser feitas entre maio e dezembro, com o desconto para pessoas físicas de 6%. Entretanto, essas doações só poderão constar da declaração de IR do ano seguinte.
Mais informações podem ser obtidas na Casa dos Conselhos (piso superior do Mercado Municipal) ou pelo telefone 3697-2137.
O prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda começou em 2 de março e vai até as 23h59 da próxima sexta-feira (28). O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.