Você está em:

Profissionais da rede municipal conhecem novas experiências de educação integral

evento pmj 01

Profissionais da rede municipal conhecem novas experiências de educação integral

Aproximadamente 260 profissionais que atuam na Educação Integral do município participaram, nesta quinta-feira (20), de um momento de estudo e reflexão sobre a prática educativa, coordenada pelo educador Alan Paes Candeia, do Centro Social Marista Irmão Justino, de São Paulo.
Os educadores do Programa Municipal da Juventude (PMJ) e do Programa Mais Educação tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de educação integral desenvolvida no Centro Social, em São Miguel Paulista (SP).
Candeia, que coordena o projeto, esteve acompanhado da professora Telma de Jesus Fernandes e da educanda Karen Samyra dos Santos, que fizeram relatos de experiências desenvolvidas no local.

Com espaço aberto para o diálogo, os educadores de Poços puderam trocar ideias, impressões, além de sanar dúvidas sobre a metodologia e aplicabilidade do projeto. Alan fez um relato sobre o processo de implantação da experiência educacional exitosa. Em 2016, o Centro Social Marista Irmão Justino foi agraciado com o Prêmio Milton Santos, instituído pela Câmara Municipal de São Paulo, que visa reconhecer e valorizar projetos que promovem formas locais de organização e desenvolvimento social.
A professora do Centro Social, Telma Fernandes, falou do diferencial da concepção do projeto desenvolvido na instituição. “A nossa relação já começa a se estreitar a partir do momento em que recebemos esse educando no portão. Isso já qualifica o trabalho”, destaca.
A aluna Karen Santos contou aos presentes que os alunos são recebidos com abraços e que há um tempo de conversa antes do início das aulas. “É muito importante quando a gente chega num espaço em que os nossos educadores, aquelas pessoas nas quais a gente se espelha e que são uma inspiração para gente, dão tanto valor ao nosso toque, ao nosso abraço. É muito bonito isso e torna o trabalho muito mais gostoso”, relatou.

A secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, ressaltou que é necessário provocar a reflexão para que a educação seja de fato integral. “É necessário provocar a reflexão”, afirmou.

Segundo a secretária, nas circunstâncias atuais, o diálogo ganha ainda mais importância no processo educativo. “Hoje, vivemos um momento em que os jovens estão buscando referências em jogos como o Baleia Azul, experimentando automutilação e querendo saber sobre suicídio. Só podemos refletir sobre isso se os alunos se sentirem à vontade para expor as curiosidades e preocupações deles”, afirmou.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social