Saúde disponibiliza carreta para detecção de hanseníase

Carreta fica estacionada atrás do Palace Hotel, nos dias 24 a 26 de abril

A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando para a população de Poços a Carreta de Saúde da Novartis, que percorre o país com a missão de contribuir para a erradicação da hanseníase no Brasil. A carreta fica estacionada atrás do Palace Hotel, nos dias 24 a 26 de abril, no horário de 9h às 16h. Haverá orientação e realização de teste rápido.

A doença atinge aproximadamente 30 mil pessoas por ano no Brasil, segundo país em número de casos no mundo. Em Poços, houve dois casos novos em 2017. O tratamento é realizado por meio do Programa Municipal de Tuberculose/Hanseníase, com sede na Policlínica e que tem como referência técnica a enfermeira Cristina Filomena Lazzari.

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A doença pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com vários medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência. A hanseníase se propaga por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro).

Carreta

Desde o início do projeto, em 2009, a Carreta de Saúde já rodou mais de 53 mil quilômetros Brasil afora. A cada parada, além dos exames gratuitos e diagnósticos, as comunidades são educadas sobre métodos de prevenção, controle e tratamento; 25% dos casos de hanseníase registrados no Brasil são diagnosticados pela carreta.

Este projeto é desenvolvido em um esforço conjunto da empresa farmacêutica Novartis com o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).