Projeto de educação patrimonial recebe alunos da E.M. José Raphael

1904 (15)

Alunos conheceram os serviços termais

O projeto de educação patrimonial “Você é Poços” teve mais uma edição nesta quarta-feira (19), com a participação dos alunos da Escola Municipal José Raphael dos Santos Neto, da zona leste. Eles visitaram as Thermas Antônio Carlos e o Museu Histórico e Geográfico e participaram de atividades esportivas no Parque José Affonso Junqueira.

A aluna Rafaela Camile de Oliveira, de apenas 10 anos, já sabe da importância de preservar o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade.  “Achei bem legal e estou aprendendo bastante coisa”, celebrou.

Esta é a quinta edição do “Você é Poços”, que tem por objetivo aproximar os cidadãos poços-caldenses do patrimônio do município, em seus inúmeros traços como história, cultura, paisagem e urbanismo.

Os alunos são sempre recepcionados por uma apresentação das diversas formações musicais do Conservatório Antônio Ferrucio Viviani. “É bastante importante mostrar o trabalho do Conservatório também fora da sala de aula. Este projeto maravilhoso de resgaste do patrimônio da cidade é também um incentivo aos músicos e alunos da instituição”, ressalta o professor do Conservatório Musical, Otávio Quartier.

Para a diretora do Departamento de Serviços Termais, Jussara Marques Oliveira Marrichi, a iniciativa é um sucesso. “O projeto é extremamente importante porque tem despertado nas crianças o interesse em conhecer o patrimônio histórico e arquitetônico. Elas também têm se mostrado muito próximas desse patrimônio, no sentido da valorização. A cidade está ganhando demais com um projeto desta dimensão, com diversas secretarias participantes. As crianças têm aprendido muito, não só sobre a história da cidade, como história da música e do termalismo, além das atividades esportivas no Parque José Affonso Junqueira, que abrilhantam as visitas”, destaca.

Além da visita das escolas, cujo trajeto é realizado em parceria com a Auto Omnibus Circullare, em um veículo da década de 70 totalmente restaurado, o “Você é Poços” também conta com a participação de grupos e entidades ligadas à Secretaria de Promoção Social e universidades. Na próxima quarta-feira, 26 de abril, no período da manhã, a partir das 8h30, o projeto recebe um grupo da Secretaria Municipal de Promoção Social e, à tarde, a partir das 14h, os alunos da PUC Minas, campus Poços de Caldas.